Nas Notícias

Açores: Ciclone passa a furação e deixa ilha em alerta vermelho

O ciclone Alex passará a furacão e irá atingir o grupo central dos Açores, nesta sexta-feira, de acordo com a agência Lusa, que cita o meteorologista Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os grupos oriental e central dos Açores vão estar sob aviso vermelho, durante esta sexta-feira, com previsão de chuvas e ventos fortes.

De acordo com a agência Lusa, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta máximo e recomentou que os sistemas de escoamento de águas sejam verificados.

Também as estruturas que poderão ser arrastados deverão ser alvo de uma verificação, para que não se libertem com a força dos ventos.

Já  Proteção Civil daquela região autónoma recomenda a limpeza dos sistemas de drenagem, a observação de telhados e outras estruturas, sobretudo perto da costa e nas zonas ribeirinhas.

A população está também aconselhada a não realizar qualquer tipo de atividade que dependa do estado do tempo, sobretudo desportos náuticos, pesca desportiva ou passeios à beira-mar.

O Governo Regional dos Açores aconselhou o fecho dos jardins-de-infância e creches nas ilhas de Santa Maria e São Miguel (grupo oriental) e Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Jorge (grupo central).

Nesta sexta-feira, o estado do tempo vai agravar-se, em virtude do ciclone Alex, que passará a furacão.

“Por precaução, é igualmente recomendado o encerramento dos centros de atividades de tempos livres, dos centros de actividades ocupacionais e dos centros de dia”, revela um comunicado do gabinete de imprensa do executivo açoriano.

Em destaque

Subir