Mundo

Acordo nuclear com Irão deve-se à China, diz Obama a Xi Jinping

Foi graças à China que as potências nucleares chegaram a acordo com o Irão, revelou o Presidente dos EUA. Barack Obama chegou mesmo a escrever ao homólogo chinês, Xi Jinping, para agradecer um acordo que permite ao Irão desenvolver um programa nuclear “exclusivamente pacífico”.

Um texto hoje divulgado pela Casa Branca destacou o papel da China na obtenção de um acordo sobre o programa nuclear do Irão.

De acordo com o comunicado, assinado por Barack Obama, foi graças à intervenção de Xi Jinping, o Presidente do ‘império do meio’, que as grandes potências nucleares (Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido e Rússia) e o Irão assinaram um compromisso “histórico e a longo prazo”.

A grande vantagem do acordo é permitir que o Irão desenvolva um programa nuclear “exclusivamente pacífico”.

Como o acordo “garante de maneira verificável” que o programa nuclear “será no futuro exclusivamente pacífico”, as grandes potências comprometeram-se a levantar, progressivamente, as sanções económicas que ainda asfixiam o país do Médio Oriente.

“Todos os governantes estiveram de acordo na importância fundamental de continuar a cooperação entre os EUA e a China para assegurar a completa aplicação do Plano Integral Conjunto de Ação”, o nome fornal do acordo nuclear com o Irão, realçou Obama.

No comunicado, o chefe de Estado dos EUA voltou a convidar Xi Jinping para uma visita oficial, que deverá realizar-se em setembro, embora nenhum dos países o tenha confirmado oficialmente.

Em destaque

Subir