Economia

Ações do BPI sobem 21 por cento e aproximam-se do preço que CaixaBank oferece

As ações do BPI estavam a subir 21,15 por cento para 1,432 euros, depois do CaixaBank ter anunciado que detém mais de 92 por cento da instituição e que vai pedir a sua saída da bolsa, oferecendo 1,45 euros por título.

Cerca das 9:25, já tinham mudado de mãos 1.158.234 ações do BPI.

No domingo, o CaixaBank revelou que vai requerer a retirada do Banco BPI de bolsa, depois de ter acordado comprar ao grupo Allianz mais 8,425 por cento do capital social, ficando assim com 92,935 por cento do capital da instituição.

Em comunicado enviado ao regulador do mercado acionista, o grupo espanhol informou que “o preço total da aquisição é 177.979.336,50 euros, o que corresponde a 1,45 euros por ação do Banco”.

O grupo acrescenta que “é intenção do CaixaBank requerer, nas próximas semanas, ao presidente da mesa da assembleia-geral do Banco BPI, uma reunião para aprovar a perda de qualidade de sociedade aberta do Banco BPI”.

Caso a retirada de bolsa do BPI seja aprovada pela assembleia-geral e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em cumprimento das regras do mercado, o CaixaBank propõe-se adquirir as restantes ações por si não detidas, oferecendo os mesmos 1,45 euros por ação.

O preço oferecido, referiu o grupo espanhol no comunicado enviado à CMVM, “representa um prémio de 22,67 por cento relativamente à última cotação de fecho do Banco BPI e um prémio de 22,16 por cento relativamente ao preço médio ponderado dos últimos seis meses”.

A somar aos quase 178 milhões de euros para a compra das ações detidas pela Allianz, o CaixaBank prevê, assim, desembolsar mais cerca de 149,25 milhões de euros para passar a deter 100 por cento das ações do Banco BPI.

O CaixaBank e a Allianz acordaram também propor aos órgãos sociais do Banco BPI e da Allianz Portugal a reorganização da aliança de seguros em Portugal.

O Banco BPI continuará a deter uma participação de 35 por cento na Allianz Portugal, assegurou ainda o grupo espanhol no comunicado.

Em destaque

Subir