Economia

Ações da Vale caem 20 por cento depois do acidente em barragem no Brasil

As ações da mineira brasileira Vale abriram hoje a cair cerca de 20 por cento na bolsa de São Paulo, no seguimento da rutura de uma barragem que matou 60 pessoas e deixou mais de 300 desaparecidos.

Na abertura da bolsa de São Paulo, o valor das ações da maior exportadora de ferro do mundo caiu 20 por cento para 45,12 reais, na primeira vez que a bolsa funcionou depois do acidente, já que na sexta-feira foi feriado no Brasil, mas logo nesse dia as ações desta empresa brasileira desvalorizaram-se 8 por cento na bolsa de Nova Iorque.

A rutura da barragem da Vale no município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, ocorreu na sexta-feira, e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais que matou pelo menos 60 pessoas e deixou 305 desaparecidos, segundo o último balanço feito pelas autoridades.

Privatizada pelo Governo brasileiro em 1997, a Vale é uma das maiores empresas do Brasil e uma das principais mineradoras do mundo, com operações em mais de 30 países.

Além de ser a maior exportadora mundial de ferro, é uma das principais produtoras de níquel e outros minerais, como potássio e cobre e é considerada uma empresa estratégica pelo Governo brasileiro, que tem o controlo uma parte substancial das ações com direito a voto.

A empresa já esteve envolvida há três anos numa outra catástrofe semelhante ocorrida numa das minas da sua subsidiária Samarco no estado de Minas Gerais, na cidade de Mariana, na qual morreram 19 pessoas após a rutura de uma barragem.

Já esta manhã, depois de ter anunciado no sábado que suspendeu a entrega de dividendos aos acionistas, a Vale anunciou que criou dois comités independentes para lidar com o desastre causado pela rutura da barragem na cidade de Brumadinho.

Segundo o Conselho de Administração da empresa, “o primeiro comité independente será dedicado ao acompanhamento das providências destinadas à assistência às vítimas e à recuperação da área atingida pelo rompimento da barragem, de modo a assegurar que serão empregados todos os recursos”.

“O segundo comité independente será dedicado ao apuramento das causas e responsabilidades pelo rompimento da barragem”, acrescentou a Vale, num comunicado divulgado aos acionistas.

A mineradora brasileira também informou que após o desastre decidiu suspender o pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio, a recompra de ações de sua própria emissão e os pagamentos de remuneração variável a executivos.

Em destaque

Subir