Fórmula 1

Acidente entre os dois Red Bull dá que falar

O acidente que envolveu Max Verstappen e Daniel Ricciardo no Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1 não só mudou o rumo da corrida como está a fazer ‘correr muita tinta’.

Para já a colisão entre os dois pilotos da Red Bull na 40ª volta da corrida de Baku levou a uma reprimenda por parte dos comissários desportivos da FIA, depois detriorou a relação entre Verstappen e Ricciardo e entre o holandês e a equipa. Ambos já se tinham tocado várias vezes antes do acidente e tinham sido avisados pela rádio para se acalmaram.

No entanto, mesmo antes das 10 voltas finais, e quando Ricciardo tentava mais uma vez ultrapassar o seu companheiro de equipa, uma manobra de defesa deste resultou na colisão entre ambos, que terminaram a sua prova na escapatória da curva à esquerda no final da grande reta do traçado urbano da capital do Azerbaijão.

As imagens das repetição mostram que depois de se ter defendido e ter guinado o seu Red Bull para a direita, Verstappen colocou o seu monolugar no meio da trajetória à sua esquerda, já não dando espaço para Ricciardo travar.

“Os dois pilotos reconheceram que hoje estragaram tudo e vão-se desculpar junto da equipa”, disse na altura Christian Horner, o diretor da Red Bull Racing ao canal britânico Sky Spots, acrescentando: “Eles tocaram-se antes na corrida. Dissemos-lhes para se acalmarem um pouco, mas não queríamos interferir. Até agora tinham-se portado bem neste domínio. Sempre lhes dissemos que os deixaríamos correr. Fizeram-no até este infeliz incidente”.

Mais tarde Daniel Ricciardo lamentou o que acontecer: “O acidente é, ele próprio, complicado. Pensava que tinha uma abertura para o interior da curva e que devia empenhar-me nisso”.

“Pensava que não tínhamos necessidade de ter uma coisa destas. No final de contas nós corremos por uma equipa, representamos muita gente e quando isto acontece não bom para nós dois. Agora teremos de nos assegurar que isto não volta acontecer”, referiu por sua vez Max Verstappen.

Os dois pilotos foram mais tarde ouvidos pelos comissários desportivos e nenhum deles escapou a uma reprimenda, emitindo um comunicado onde se cita que Ricciardo admitiu “ter atrasado a sua manobra de ultrapassagem pela esquerda fazendo-o demasiado tarde”, sendo que “ambos os pilotos expressaram o seu arrependimento na implicação no acidente”.

Em destaque

Subir