Fórmula 1

Acidente na última volta decide vitória para Lewis Hamilton na Áustria

HamiltonAustria4

O Grande Prémio da Áustria foi decidido na última volta e após um toque entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, onde o alemão levou a pior. Os dois pilotos da Mercedes tocaram-se na segunda curva do circuito de Red Bull Rigng (Spielberg) e Nico, que defendia a liderança, ficou com a ‘asa’ dianteira danificada, perdendo a corrida.

Com o triunfo na Áustria, o britânico conseguiu encurtar a diferença para Rosberg em 13 pontos, depois de uma corrida que foi, em grande medida, decidida pela estratégia e uso dos pneus.

Na largada Lewis Hamilton tirou bom partido da ‘pole position’ e assumiu a liderança, e procurou rapidamente afastar-se da concorrência, ainda que o seu companheiro de equipa fosse obrigado a arrancar de sexto devido à troca da caixa de velocidades, na sequência do acidente sofrido nos terceiro treino livre.

A partir desta altura a estratégia dos dois pilotos da Mercedes era naturalmente diferente, com Hamilton a parar depois de Rosberg no primeiro ‘pit-stop’ e após o alemão na segunda paragem nas boxes, com o britânico a cair para trás do seu companheiro de equipa.

RosbergAustria5

Com pneus supermacios no seu carro a degradarem-se mais rapidamente, Nico Rosberg acabou por ser alcançado por Lewis Hamilton na última volta, e na curva dois – em cotovelo – os dois pilotos tocaram-se e apesar de ter saído pela escapatória o britânico assumiu a liderança e a vitória, já que a ‘asa’ dianteira do carro do alemão se partiu.

Rosberg ainda conseguiria cortar a meta na quarta posição, já que cruzou a meta com o Mercedes muito danificado, deixando fugir o pódio para Kimi Raikkonen e Max Verstappen.

O finlandês limitou as perdas da Ferrari que perdeu Sebastian Vettel quando um pneu do carro do alemão explodiu, enquanto o holandês da Red Bull fez uma prova de trás para a frente, depois de na largada ter sido surpreendido por Jenson Button.

O britânico da McLaren não conseguiria manter o segundo posto de Hamilton após um começo de corrida fulgurante, mas a sexta posição premia o esforço feito, num contraste com a exibição apagada da Williams, que apenas conseguiu o nono posto de Valtteri Bottas e graças ao despiste de Sergio Perez na última volta.

VerstappenAustria2

A desistência do mexicano também favoreceu Pascal Wehrlein, que conseguiu o seu primeiro ponto da Fórmula e também o primeiro da Manor. Uma recompensa à excelente exibição do alemão ao longo de todo o fim-de-semana.

Classificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes9 1h27m38,107s
2.º Max Verstappen (Red Bull) + 5,719s
3.º Kimi Raikkkonen (Ferrari) + 6,024s
4.º Nico Rosberg (Mercedes) + 16,710s
5.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 30,981s
6.º Jenson Button (McLaren) + 37,706s
7.º Romain Grosjean (Haas) + 44,668s
8.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 47,400s
9.º Valtteri Bottas (Williams) + 1 volta
10.º Pascal Wehrlein (Manor) + 1 volta

Em destaque

Subir