Fórmula 1

Acidente entre Hamilton e Rosberg considerado incidente de corrida

AcidenteHamiltonRosbergEspanha2

A colisão entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na primeira volta do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, que colocou um ponto final à corrida de ambos, foi considerado como um “incidente de corrida”, não havendo lugar a uma penalização a qualquer um dos pilotos da Mercedes.

Na altura, Hamilton, que tinha largado da ‘pole position’, procurava recuperar a liderança depois de a perder na primeira curva para o seu companheiro de equipa, que ocupando o mesmo espaço de asfalto que o britânico levou este a pisar a relva que ladeia a pista e colidir com o carro do alemão depois da curva três..

Segundo os comissários desportivos presentes em Barcelona, o carro de Lewis Hamilton tinha apenas a asa dianteira ao lado do carro de Rosberg quando tentou a manobra, quando o Art. 27.7 do código desportivo diz que tem de ter uma “parte substancial” do monolugar ao lado do adversário para que este seja obrigado a ceder-lhe a trajetória. Facto que não se observou, e por isso decidiu considerar a colisão como um incidente de corrida e não punir qualquer dos pilotos.

Questionados sobre o ocorrido, Lewis Hamilton e Nico Rosberg têm naturalmente opiniões diferentes, com o campeão do mundo a dizer que tentou passar onde havia espaço.

HamiltonPosAcidenteEspanha

“Consegui uma boa partida e uma boa trajetória para a curva um e estava muito mais rápido do que o Nico, que me pareceu estar num modo errado do motor e perdeu andamento, enquanto ganhei terreno. Quando ele colocou o carro foi para a direita”, começa por explicar Hamilton.

“Eu estava a alcança-lo e tive de decidir ou ia para a esquerda, que tinha um pequeno espaço ou para a direita. A linha interior é sempre aquela que escolhemos, havia muito mais espaço e fui por aí”, prossegue o campeão do mundo.

“Tinha a maior parte da asa dianteira e da roda ao lado dele na linha branca, e ele mudou rapidamente de trajetória. Tentei evitar o acidente indo pela relva. Mas tudo aconteceu rapidamente”, acrescenta o britânico.

RosbergPosAcidenteEspanha

Já Nico Rosberg refere que tinha feito uma boa partida e uma boa ultrapassagem na curva um e que poderia ter ganho a corrida depois disso: “Fiz uma boa partida e consegui passar para a frente na primeira curva, mas notei que ao sair da curva 3 fiquei sem potência no carro. Estava no modo incorreto, porque vi o Lewis aproximar.-se”.

“Logo que pude fechei a porta. Fui por dentro com numa manobra clara de modo a perceber que não lhe daria aquele espaço. Fiquei um pouco surpreendido quando ele tentou a manobra mesmo assim. Logo a seguir estava na gravilha da escapatória”, explica o alemão.

“Não fiquei surpreendido. É uma batalha normal. Fiquei bem ciente de que ele se assegurou de que eu fechava a porta de uma forma que percebesse que não teria espaço”, acrescenta Rosberg.

Em destaque

Subir