Nas Notícias

Acessibilidades: 50 por cento dos centros de saúde não estão preparados para pessoas com deficiência

acessibilidade_mobilidade_reduzidaDeputado do partido ecologista ‘Os Verdes’ confronta Ministério de Paulo Macedo com realidade preocupante: apenas 1102 centros de saúde – de um total de 2056 – têm acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade foi aprovado em 2006.

Faltam rampas, elevadores e instalações sanitárias preparadas para pessoas com deficiência, em metade dos centros de saúde portugueses. O problema foi levantado por José Luís Ferreira, deputado dos ecologistas, que confrontou o ministro da tutela com esta realidade.

Em 1102 centros de saúde, os cidadãos que tenham de se deslocar em cadeiras de rodas enfrentam diversos obstáculos, nestas instituições públicas, às quais muitas vezes são obrigados a deslocar-se.

O deputado de ‘Os Verdes’ questionou o ministro sobre a execução do Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade, que foi aprovado em 2006, mas cuja execução está longe de uma percentagem aceitável.

José Luís Ferreira salientou, neste desafio lançado ao Governo, que o próprio Ministério da Saúde tem noção de que “53 por cento dos centros de saúde” não fornecem acessos a cidadãos com deficiência.

Em destaque

Subir