Desporto

Académica: José Eduardo Simões condenado a prisão por corrupção

jose_eduardo_simoes_1Líder da Académica é acusado de favorecer agentes imobiliários em troca de donativos ou patrocínios para os ‘estudantes’. Pena de prisão é de seis anos e meio mas advogado deverá apresentar recurso.

José Eduardo Simões, presidente da Académica de Coimbra, foi esta quarta-feira condenado a seis meses e meio de prisão efetiva por corrupção passiva e abuso de poder.

Recorde-se que, na primeira instância, de março do ano passado, o líder dos estudantes tinha sido já condenado a quatro anos e sete meses de prisão, com pena suspensa. A decisão desta semana, do Tribunal da Relação de Coimbra, vem assim agravar em muito a condenação.

José Eduardo Simões é condenado de favorecer agentes imobiliários a troco de donativos, patrocínios ou outros apoios para o clube de Coimbra. Na primeira instância, ficou provado que o presidente da Académica não infringiu a lei para benefício próprio, mas sim e apenas com o objetivo de ajudar a instituição. Recorde-se que, nessa altura, além de diretor desportivo da Académica, desempenhava ainda o cargo de diretor de urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra.

O seu advogado, Rodrigo Santiago, afirma que José Eduardo Simões ainda não recebeu qualquer notificação mas confirma a condenação. Após a receção da mesma, será ao que tudo indica apresentado recurso desta decisão.

Em destaque

Subir