Cultura

Academia dos Óscares convida realizador português Pedro Costa

Um português encontra-se entre os mais de 700 cineastas convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. O realizador Pedro Costa é um dos eleitos para representar a “nova geração” da comunidade cinematográfica.

É a notícia do dia entre a comunidade artística portuguesa. O realizador Pedro Costa foi convidado a integrar a Academia dos Óscares, responsável pela entrega daquele que será o mais famoso galardão artístico do mundo.

Ao todo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas convidou 774 profisionais da sétima arte, entre realizadores, atores, produtores, argumentistas e até diretores de fotografia.

“A comunidade cinematográfica é o que fazemos dela. Cabe-nos a todos assegurar que novas caras e novas vozes sejam vistas e ouvidas e apostar numa nova geração da mesma forma que alguém apostou em nós”, justificou a presidente, Cheryl Boone Isaacs.

Este esforço de rejuvenescimento surge mais de um ano após o #OscarSoWhite: em 2016, nenhum artista negro foi nomeado nas principais categorias do Óscar.

No entanto, só 30 por cento dos convidados a integrar a Academia não são brancos.

A nível de género, cuja discriminação é apontada a cada gala anual dos Óscares, a maioria dos 774 convidados são homens: só 39 por cento são mulheres.

Fundada em 1927, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA conta com cerca de 7000 membros.

Em destaque

Subir