Nas Notícias

“Acabou José Sócrates, agora temos Rui Rio”, diz Marques Mendes

Polémico comentário de Luís Marques Mendes, na SIC, gerou indignação nas hostes sociais-democratas. “Até há poucos anos, tínhamos um político que tinha uma grande preocupação em controlar a Justiça e a Comunicação Social. Chamava-se José Sócrates. Acabou José Sócrates e agora temos Rui Rio”, afirmou. As reações não tardaram.

O PSD quer ver menos magistrados no Conselho Superior do Ministério Público e quer também que a maioria seja escolhida pela Assembleia da República e pelo Governo.

Esta proposta suscitou críticas – que se estendem ao PS, partido que também a defendeu, no passado –, mas nenhuma dessas críticas foi tão dura como aquela que Marques Mendes fez, no seu comentário político semanal, na SIC, com Rui Rio como visado.

“Avançar com uma ideia desta natureza, sobretudo nesta ocasião, lança uma suspeita de que se quer controlar a Justiça e, em particular, as investigações do Ministério Público. No mínimo, uma suspeita! E a suspeita já é péssima”, começou por dizer o social-democrata.

“Em Portugal, até há poucos anos, tínhamos um político que tinha uma grande preocupação em controlar a Justiça e a Comunicação Social. Chamava-se José Sócrates. Acabou José Sócrates e agora temos Rui Rio, que não disfarça que tem uma preocupação de controlar a Justiça e a Comunicação Social”.

Marques Mendes considerou que “eles são diferentes, quer no caráter, quer nas intenções”, mas entendeu que “nas propostas de controlo, eles são irmãos siameses”.

No Twitter, o próprio Rui Rio reagiu a estas palavras.

“Andam por aí a agitar que quero controlar o Ministério Público, porque defendo que haja uma maioria de personalidades da sociedade civil no seu Conselho Superior. Como no Conselho Superior da Magistratura já assim é, para essas mentes, se calhar, eu já controlo hoje a Magistratura Judicial”, escreveu.

Mas a reação mais dura veio de David Justino, vice-presidente do PSD.

“Isto é intolerável. Nunca no PSD se fizeram comentários ou críticas a comentadores – entendemos que é a liberdade de opinião e cada um tem a sua. O problema é quando essa opinião é fundamentada em factos falsos e quando fazem acusações graves à integridade e idoneidade pessoal do presidente do partido”, disse David Justino, à SIC Notícias.

Este comentário de Marques Mendes continua a provocar ondas de choque. E marca a semana, no que a polémicas políticas diz respeito.

Em destaque

Subir