Desporto

Acabou Benni McCarthy: Campeão europeu do FC Porto pendura as botas

benni mcarthy 1Avançado sul-africano confirma esta quinta-feira que deixa os relvados aos 35 anos. Para trás deixa 15 títulos conquistados, um em especial, conquistado em 2004, ano em que foi campeão europeu pelo FC Porto de José Mourinho, quem considera o melhor treinador do mundo.

Acabou o futebol para Benni McCarthy. O avançado sul-africano confirmou esta quinta-feira que não voltará a calçar as chuteiras a partir de hoje.

Na hora da despedida, McCarthy lembra a carreira brilhante que teve, sobretudo de dragão ao peito: “Fui abençoado, desde o estádio Nyanga até à conquista da Liga dos Campeões e da Taça Intercontinental”, pode ler-se no comunicado publicado pela empresa que o representa.

Benni lembra ainda os treinadores com quem trabalhou, em especial um: “Tive o privilégio de trabalhar com grandes treinadores, incluindo o melhor, José Mourinho”, sublinha.

Carreira
Bennedict Saul McCarthy, nascido em Cape Town (África do Sul) no dia 12 de novembro de 1977, iniciou-se como profissional em 1995, no Seven Stars, do seu país de origem. A aventura europeia começa em 97/98, primeiro no Ajax da Holanda depois no Celta de Vigo de Espanha.

Em 2001/02 é emprestado ao FC Porto pelo clube do país vizinho. Marca 12 golos mas regressa a Vigo na época seguinte. Em 2003/04, José Mourinho substitui Octávio Machado no Dragão e pede a compra do sul-africano a Pinto da Costa, pedido aceite e cumprido.

Benni McCarthy passa então três épocas e meia de sonho de azul e branco, conquistando dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Taças Cândido de Oliveira. A nível europeu vence a Liga dos Campeões em 2003/04, na famosa final de Gelsenkirchen frente ao Mónaco (3-0).

A partir daí foi sempre a descer. McCarthy transfere-se para o Blackburn Rovers em 2006, onde fica quatro temporadas, antes de ir para o West Ham. Em 2011 regressa à África do Sul para jogar pelo Orlando Pirates, onde se manteve até agora.

Em destaque

Subir