Nas Notícias

Acabe-se, por norma, com o TPC

Criancas_Escola_Estudar_Aula_9001

A Confederação Espanhola de Associação de Pais e Alunos (CEAPA) pediu para não haver deveres fora da escola, isto é, que os alunos não tragam para casa deveres. O célebre TPC (trabalhos para casa), que se torna um suplício para muitos alunos e pais, por falta de tempo para ajudar os seus filhos, e também, por falta de conhecimentos.

A ideia que sempre passou, que um bom professor é aquele que marca mais trabalhos para casa está completamente desfasada da realidade. Um professor pode demorar menos de um minuto a marcar deveres, aos alunos para fazer em casa, que podem demorar mais de uma hora a fazê-los.

Um bom professor é aquele que ponderadamente ensina o aluno na sala de aula e afere, na mesma sala , os seus conhecimentos.

Mandar deveres para casa, que se pode fazer na sala de aula não se compreende. O TPC provoca uma pressão enorme, conta para a avaliação no cômputo geral, e quem não o faz pode baixar a sua nota.

Os alunos desgraçadamente não param, entre ir para a escola e cumprir as suas tarefas dos deveres em casa cumprem à volta de 60 horas semanais. A sua formação escolar é importante, mas também é importante, para a sua formação e edificação da sua personalidade, ter outro tipo de actividades para além do T.P.C.: actividade desportiva; aprender a tocar um instrumento musical; aprender uma língua que não seja dada na escola; etc.

A OCDE confirma que Espanha é um dos países onde os estudantes de 15 anos dedicam mais tempo a fazer os seus deveres. Portugal não andará muito longe deste estudo.

Eu sei que o TPC faz parte da própria lógica de aprendizagem, para aferir conhecimentos. É importante e necessário fazer deveres ou trabalhos sobre o que foi explicado na sala de aula pelo professor, fazer determinados exercícios, resolver problemas, inclusive memorizar, entre outros. Isto é, compreender e fixar é imprescindível para consolidar a aprendizagem.

Todavia, tudo isto se deveria fazer na sala de aula com a supervisão do professor que poderia tirar dúvidas e superar o que não se percebe. Um aluno com dificuldades, em que os pais não têm formação, só poderá ter ajuda com explicações. Isso implica ter posses.

Sou apologista de uma escola para todos e com possibilidade de todos conseguirem aprender.

Um bom professor é quele que se interessa pelos seus alunos, ensina bem e afere os seus conhecimentos ajudando na sala de aula. Evita marcar TPC. Nunca nos podemos esquecer que um aluno tem várias disciplinas, se cada professor marcar TPC, pode implicar horas de estudo fora da escola.

Uma coisa é a escola outra bem distinta é a casa do aluno. Por norma não se deveria marcar TPC.

Não sei como vai ser a escola depois das eleições? Mas deveria ser prioritário o combate ao insucesso e ao abandono escolar. Mas também, evitar andar constantemente a mudar as suas regras e planos de avaliação.

O mundo está em mudança e são necessárias actualizações e novas estratégias pedagógicas, mas que não sejam demasiado bruscas e desconexas.

Em destaque

Subir