Fórmula 1

Acabaram-se as ‘grid girls’ na Fórmula 1

Já vinha sendo falada há algum tempo a possibilidade de acabar com as ‘grid girs’ nos Grande Prémios de Fórmula 1, mas agora, e por acordo das equipas e do promotor do campeonato, elas vão mesmo desaparecer das grelhas.

Não será apenas na partida para as corridas de Fórmula 1 que se vão deixar de ver aquilo a que oficialmente se denominam como promotoras protocolares, mas também nas restantes provas que integram os fins de semana de corridas, como a Porsche SuperCup, a Fórmula 2 e a GP3 Series. Uma decisão que faz parte de uma série de mudanças a implementar na disciplina pela Liberty Media.

O responsável comercial pelo campeonato, Sean Bratches, disse que a decisão de banir as ‘grid girls’ se deve à imagem que se quer fazer passar da atual Fórmula 1: “Durante o ano passado olhámos para uma série de áreas que sentimos necessidade de atualizar, dando uma melhor imagem deste grande desporto”.

“A prática de empregar ‘grid girls’ tem sido normal na Fórmula 1 ao longo de décadas, mas sentimos que este hábito não se coaduna com os valores da nossa marca e que é claramente incompatível com as normas de uma sociedade atual e moderna”.

“Também não acreditamos que esta prática seja apropriada nem relevante para a Fórmula 1 e para os fãs, velhos e novos, em redor do mundo”, acrescenta.

Acredita-se que a decisão tenha surgido devido a algumas críticas que têm sido feitas, não apenas à Fórmula 1 mas ao desporto motorizado em geral.

As ‘grid girls’ são prática habitual em provas como o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), MotoGP, ‘Mundial’ de Superbikes ou ‘Mundial’ de Motocross (MXGP), já para não falar em muitos campeonatos nacionais em vários pontos do globo.

Em destaque

Subir