Nas Notícias

Abraço à MAC: Cordão humano contra fecho da Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa

maternidade_alfredo_costaUtentes e funcionários da Maternidade Alfredo da Costa levam a cabo uma manifestação em forma de ‘Abraço à MAC’, um cordão humano contra o encerramento daquela unidade de saúde, medida determinada pelo Ministério da Saúde.

Chama-se ‘Abraço à MAC’ e não é mais do que um cordão humano, em redor da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, que pretende simbolizar o apreço a uma instituição com história e simbolismo, que o Governo pretende encerrar, até ao termo da Legislatura.

Na tarde desta terça-feira, em Lisboa, centenas de mãos (de utentes e profissionais) vão unir-se na mesma causa, para tentar travar a intenção do executivo em encerrar as portas da MAC, até 2015. O abraço à maternidade pretende provocar uma reflexão sobre uma decisão que suscitou surpresa e indignação.

O cordão humano pretende também contar com anónimos que estejam solidários com a causa e contra o fecho da maternidade. Esta será uma das diversas ações de protesto que começam a ser organizadas. Está a ser equacionada uma greve, por parte de funcionários da MAC.

Recorde-se que o encerramento da MAC foi aventado há dias e confirmado mais tarde pelo titular da pasta da Saúde, Paulo Macedo, que adiantou que a decisão está tomada e que a maternidade lisboeta vai encerrar portas até 2015.

O ministro assumiu que o encerramento da MAC é uma inevitabilidade, sendo que o Governo vai avançar com essa medida durante a atual Legislatura. Este abraço pretende evitar essa inevitabilidade. Ontem, Jerónimo de Sousa acusou o Governo de ceder a interesses “obscuros”, eventualmente relacionados com especulação imobiliária.

Em destaque

Subir