Mundo

Aberto inquérito ao polícia que matou menino que brincava com falsa pistola

menor arma eua O agente que matou um menino de 12 anos está a ser alvo de inquérito, informou a polícia de Cleveland. Tamir Rice estava a brincar na rua com uma pistola de plástico e alguém avisou as autoridades. Os dois polícias não sabiam que era um brinquedo e, como a criança não obedeceu às ordens, dispararam.

A brincadeira que custou a vida de Tamir Rice, um menino com 12 anos, levou a polícia de Cleveland, nos EUA, a abrir um inquérito ao agente que disparou o tiro fatal.

Em causa está a desobediência da criança, que estava a brincar com uma pistola de plástico ‘modificada’. Os brinquedos costumam ser coloridos (precisamente para evitar a confusão com armas reais), mas a de Tamir Rice não apresentava uma coloração diferente.

A brincadeira foi levada a sério por alguém que ligou para a polícia, reportando que um menor estava a ameaçar quem passava com uma arma.

Julgando tratar-se de uma arma real, dois agentes da polícia ordenaram a Tamir Rice que pousasse a pistola e levantasse os braços. Perante a desobediência, os agentes dispararam por duas vezes, acertando na região do abdómen.

Os tiros foram fatais para o menor, que viria a falecer.

Segundo um dos responsáveis da polícia de Cleveland, Ed Tomba, o menino foi baleado e sobreviveu até ser transportado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelas balas.

Ed Tomba realçou ainda que o menor não apontou a arma aos polícias, nem foi ameaçador.

Um dos agentes da polícia estava no primeiro ano de serviço. O outro era mais experiente e tinha mais de 10 anos de exercício daquelas funções.

Depois de analisada a pistola usada pelo menino, a polícia verificou que se tratava de um brinquedo. Era uma pistola que dispara pequenas bolas de plástico.

O presidente da associação de polícias de Cleveland, Jeff Follmer, salientou que os dois agentes desconheciam que a arma era irreal.

O caso reabriu a eterna discussão, nos EUA, sobre a posse e uso de armas.

Não são apenas as armas reais que suscitam discussão parlamentar. Há pouco tempo, uma deputada de Ohio, Alicia Reece, revelou que vai propor leis para os brinquedos que imitem as armas.

Em destaque

Subir