Economia

Abastecer carros elétricos vai ser a pagar já no próximo ano

O abastecimento de carros elétricos vai deixar de ser gratuito. Já a partir do próximo ano, a rede vai ter mais postos, mas será necessário pagar.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, em declarações ao Jornal de Notícias, as mudanças devem ser efetuadas antes do final do primeiro trimestre de 2017.

A rede de postos de carregamento na via pública vai ser modernizada e ampliada, mas o Estado vai deixar de assegurar o fornecimento de eletricidade, pelo que os utilizadores de carros elétricos terão de pagar pelos carregamentos.

“Ainda não demos luz verde ao pagamento, porque queremos o sistema a funcionar e abrir um pouco mais a rede, passando a dispor de carregamentos rápidos”, revelou José Mendes, nas declarações ao JN.

O objetivo da medida é alargar a rede de abastecimento e a rapidez do carregamento das baterias.

As três principais ligações a Espanha, A25 (Aveiro a Vilar Formoso), A6 (Setúbal a Badajoz) e A23 (Guarda a Torres), estão entre as vias que vão ter postos de carregamento rápido.

Ainda de acordo com o governante, 14 dos 50 novos postos de carregamento serão instalados nas cidades de Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Lisboa, Loures, Matosinhos, Porto, Valença, Viana do Castelo, Gaia e Vila Real.

O resto, complementou, será distribuído pelas principais áreas de serviço das autoestradas.

O proprietário do veículo elétrico vai receber um cartão que lhe permitirá carregar em qualquer posto, recebendo no final do mês a fatura detalhada dos consumos feitos, a qual indicará o valor a pagar.

abastecer-carros-eletricosSegundo José Mendes, mesmo pagando pelo carregamento na via pública os carros elétricos continuam a ser os mais económicos.

“O custo por 100 quilómetros de energia elétrica vai ser cerca de um quarto mais barato”, garantiu o secretário de Estado.

Em destaque

Subir