Nas Notícias

Abandono escolar precoce: Portugal tem a quarta taxa mais alta da UE

alunos

Na União Europeia, Portugal é o quarto país com a taxa de abandono escolar precoce mais alta. Vendo pela positiva, é também o país que mais evoluiu na redução do indicador, que caiu para os 17,4 por cento no ano passado.

Em toda a União Europeia, só há três países onde o abandono escolar precoce é, em termos percentuais, maior do que em Portugal.

De acordo com os dados hoje avançados pelo Eurostat, Portugal fechou o ano de 2014 com uma taxa de abandono escolar precoce de 17,4 por cento, apenas superado por Espanha (21,9 por cento), Malta (20,4) e Roménia (18,1 por cento).

Logo de seguida, a Itália, com 15 por cento, é quem mais se aproxima.

No outro lado da tabela, a Croácia (2,7 por cento) é o país com menor taxa de abandono escolar precoce, seguida por Eslovénia (4,4), Polónia (5,4), República Checa (5,5) e Lituânia (5,9 por cento).

Ainda segundo o gabinete de estatísticas da Comissão Europeia, Portugal foi o país onde a taxa de abandono escolar precoce mais tem descido.

Ainda em 2006, a taxa situava-se nos 38,5 por cento. Isto significa que, em menos de uma década, caiu para menos de metade.

De acordo com as orientações comunitárias para 2020, Portugal pretende descer a taxa até a um máximo de 10 por cento.

Ainda de acordo com os dados do Eurostat, já há 15 países a cumprir estas orientações: República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Áustria, Eslovénia e Suécia.

No ano passado, a UE teve uma taxa média de 11,1 por cento, quando em 2006 se situava nos 15,3 por cento.

Em destaque

Subir