Nas Notícias

Abandono escolar precoce em Portugal regista a terceira pior marca da União Europeia

abandono_escolarO abandono escolar precoce em Portugal apresenta a terceira maior taxa da União Europeia. Segundo os dados apresentados pela Comissão Europeia, houve um progresso na educação nacional, mas o mesmo ficou longe do objetivo da redução a 10 por cento.

A União Europeia (UE) pretendia que Portugal reduzisse a taxa de abandono escolar precoce, mas a aula não rendeu a aprendizagem desejada. É que o ‘aluno’ conseguiu baixar o indicador, mas ficou bastante longe da meta desejada. Segundo os dados apresentados pela Comissão Europeia (CE), hoje, em Bruxelas, Portugal conseguiu reduzir a taxa para 23,3 por cento, quando a baixa devia ter sido mais acentuada para cumprir o objetivo de, em 2020, ser de apenas 10 por cento.

O valor atingido coloca Portugal no pódio, mas pela negativa: só em Malta, com 33,5 por cento, e na vizinha Espanha, com 26,5 por cento, é que há uma maior proporção de abandono escolar precoce, dentro da UE.

Pela positiva, a CE salienta que a educação nacional tem registado uma tendência de queda. Depois dos 43,6 por cento em 2000 e dos 28,7 por cento em 2010, a marca atual é de 23,3 por cento.

Em destaque

Subir