País

Abandono escolar: Portugal continua a ser um dos maus alunos

abandono escolar

O abandono escolar é uma medalha para Portugal. O lado positivo é que somos o país da União Europeia que mais reduziu a taxa na última década, o negativo é que continuamos a apresentar uma das taxas mais altas e continuamos bem longe dos objetivos do Europa 2020

Portugal tem-se esforçado, e muito, para combater o abandono escolar. O trabalho começa a dar frutos e, entre 2006 e 2015, fomos o país da União Europeia que mais reduziu este fenómeno.

De acordo com o Eurostat, a taxa de abandono escolar de 38,5 por cento entre os jovens dos 18 aos 24 anos, em 2006, caiu para os 13,7 por cento do ano passado. Esta queda de 24,8 por cento é o dobro da registada pelo segundo da lista, Malta (menos 12,4 por cento).

As boas notícias terminam aqui. Isto porque os resultados estão ainda longe de assegurar que Portugal cumpra os objetivos definidos no programa Europa 2020, ou seja, de ter uma taxa de abandono escolar inferior a 10 por cento dentro de apenas quatro anos.

Mesmo sendo o país da União Europeia que mais reduziu a taxa na última década, continua a ter um dos indicadores mais elevados dos 28. Só em três países da União Europeia é que o abandono escolar tem maior impacto.

Em destaque

Subir