Categorias: Nas Notícias

A vida secreta de Fidel Castro, de luxos e fortuna escondida

De acordo com o guarda-costas de Fidel Castro, Juan Sanchéz – que assina o livro ‘A Vida Secreta de Fidel’, juntamente com o jornalista francês Axel Gyldén – o histórico líder de Cuba viveu no luxo, era dono de propriedades e tinha até uma ilha. Sanchéz vem contar a história do lado oculto de Fidel, nesta publicação.

Quem era Fidel Castro? Juan Sanchéz, antigo guarda-costas do histórico líder cubano, lançou um livro onde relata hábitos de um homem dependente dos vícios do capitalismo, que o comunismo de Cuba nunca tolerou.

“Ao contrário do que possam pensar, Fidel Castro nunca renunciou às comodidades capitalistas, ou escolheu viver na austeridade. O seu estilo de vida é de um capitalista, sem qualquer limite”, conta Juan Sanchéz, numa espécie de apresentação de ‘A Vida Secreta de Fidel’.

Esta obra resulta dos testemunhos do ex-guarda-costas, sendo que o jornalista francês Axel Gyldén participa no trabalho.

Apresenta um lado nunca conhecido de Fidel, os seus luxos, as suas posses, os seus devaneios, contados pelo homem que tinha a funções de provar todos os vinhos e alimentos que ofereciam ao ex-líder de Cuba, ou afugentar tubarões quando Fidel Castro decidia fazer pesca submarina.

“No livro, provo que Fidel tinha uma vida de luxos. Nem todas as pessoas no mundo podem dizer que têm uma marina privada, com quatro iates, um barco de pesca e mais de cem homens que cuidam de seus imóveis”, revela Sanchéz, que deixou de ser bem visto pelo regime.

O ex-guarda-costas fugiu, foi preso, mas conseguiu escapar da ilha, procurando refúgio no lugar onde os perseguidos políticos de Cuba se refugiavam: Miami, nos EUA.

Agora, conta uma história que mostra o lado desconhecido de Fidel, os detalhes da vida de luxo e ostentação de um líder comunista.

De entre as inúmeras propriedades de Fidel, destaca-se uma ilha particular, com restaurante flutuante e um aquário de golfinhos, segundo conta Juan Reinaldo Sanchéz, no livro.

“Ninguém em Cuba sonha em ter uma reserva de caça pessoal, mais de 20 moradias. Ou uma ilha privada, Cayo Piedra, que conta com um restaurante flutuante e um aquário de golfinhos. Era para ali que Fidel levava a sua família e os seus amigos”, conta ainda Juan Reinaldo Sanchéz.

O guarda-costas desmente a imagem que Castro deixou transparecer, ao longo das décadas em que esteve no poder em Cuba. Fidel era um homem “carismático e inteligente, mas manipulador, egocêntrico e de sangue frio”.

O guarda-costas – que conta cerca de “duzentas tentativas” de assassinato de Fidel – revela que o seu patrão “tinha uma vida dupla”, mostrando-se “uma pessoa sensível e modesta, afável, mas no privado era tudo muito diferente”.

A Forbes, recorde-se, colocou o ex-líder cubano na lista dos 10 reis, rainhas e ditadores mais ricos do mundo, sendo que a fortuna de Fidel Castro se situava, na altura, em cerca de mil milhões de dólares. Fidel desmentiu a peça, que se baseava em relatos de pessoas próximas.

Líder e secretário-geral do partido desde 1965, data da sua fundação, a 19 de abril de 2011, Fidel (que já cedera o cargo de presidente em 2006) foi substituído pelo irmão, Raúl Castro, como secretário-geral do Partido Comunista Cubano, retirando-se oficialmente da vida política. O histórico líder cubano deixou o poder em 2008, por motivos de saúde.

Fidel Castro nasceu em Birán, 13 de agosto de 1926. Foi um revolucionário comunista cubano, primeiro presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008). Até 2006, acumulou o cargo de primeiro-secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba.

Castro nunca foi eleito através de eleições diretas e no seu regime ditatorial não permitiu a criação de partidos de oposição, nem liberdade de imprensa – Cuba é considerado um dos países do mundo com mais restrições à liberdade de imprensa.

O governo que liderou mereceu fortes críticas da comunidade internacional, em virtude de violações de direitos humanos.

Apesar destas manchas na liderança de Fidel Castro, a verdade é que foi durante o seu governo que Cuba conseguiu os maiores índices de crescimento e de desenvolvimento humano e social.

Por outro lado, o executivo do eterno líder cubano está ligado a diversas vitórias, como a menor taxa de mortalidade infantil da América, a erradicação do analfabetismo e o combate firme à subnutrição infantil, o tratamento gratuito de dezenas de milhares de vítimas do acidente nuclear de Chernobyl, a participação na luta pelo fim do Apartheid em África do Sul, ou a formação de médicos para Timor Leste.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias