Nas Notícias

A vespa assassina avança: Chegou a Coimbra, segue-se a capital

vespa velutina Chama-se vespa velutina, mas é também denominada “asiática” ou… “vespa assassina”. Deverá chegar a todo o território nacional até 2019. Numa sessão de esclarecimento de apicultores, realizado em Guimarães, ficou a saber-se que em Coimbra já haverá ninhos. “Na minha perspetiva, já haverá vespa velutina por Coimbra”, disse Alfredo Marques, presidente da Associação de Apicultores do Cávado e do Ave, citado pelo Jornal de Notícias.

A vespa velutina, ou vespa asiática, também conhecida como “assassina”, já terá chegado a Portugal, segundo defendeu nesta quinta-feira o presidente da Associação de Apicultores do Cávado e do Ave, durante uma sessão de esclarecimento para apicultores portugueses que decorreu em Guimarães. “Já haverá vespa velutina por Coimbra”, afirmou o dirigente.

Estima-se que até 2019 o inseto ameaçador possa atingir todo o território nacional. De acordo com o especialista Alfredo Marques, a vespa assassina foi detetada na cidade minhota de Ponte de Lima, em 2011.

A sua propagação faz-se de forma relativamente lenta, entre 60 e 100 quilómetros a cada ano que passa. De 2011 a 2014, a vespa ‘voou’ daquela cidade no Minho até… Coimbra. “Na minha perspetiva, já haverá vespa velutina por Coimbra”, estimou o presidente da Associação de Apicultores do Cávado e do Ave.

Ainda durante o ano de 2015, é crível que a vespa assassina possa chegar a Lisboa. A ‘conquista’ do Algarve deve suceder até ao final do ano de 2019.

Entretanto, nos próximos anos, a vespa vai expandir-se pela costa alentejana, de forma mais lenta, devido às temperaturas mais elevadas.

A vespa velutina pode ser distinguida das restantes pela sua dimensão: é mais pequena. As listas cor de laranja acompanham um abdómen preto. Criam ninhos nas copas das árvores e são inofensivas se… as deixarem em paz no seu reino.

Perante uma ameaça, são persistentes, na perseguição das pessoas. As vespas tentam o ataque as vezes necessárias, nem que tenham de percorrer grandes distâncias. Por regra, os ataques das vespas assassinas são feitos em enxames.

A asiática é uma espécie exótica, originária do sudoeste da Ásia, que entrou na Europa através do porto de Bordéus, em França, há 10 anos.

Desde essa altura, a vespa velutina já conquistou mais de um terço do território francês, parte do norte de Espanha e algumas regiões portuguesas do Minho.

Segue-se a conquista da capital e o Algarve é logo ali ‘perto’. Trata-se de uma vespa que tem um impacto negativo na apicultura e também na biodiversidade, ao prejudicar a alimentação de outras espécies.

Em destaque

Subir