Nas Notícias

A vertigem do hydrospeed nas águas geladas dos Alpes

hydrospeed Já ouviu falar do hydrospeed? É uma nova modalidade em que o praticante se deita numa placa e desce rápidos em águas quase congeladas. Veja as fotos da aventura de Gailland e Janin no glaciar de Aletsch, património da Humanidade que se localiza nos Alpes suíços.

Imagine que se deite numa prancha de bodyboard, ligeiramente adaptada, só que em vez de estar no mar está num glaciar. Em vez de tentar apanhar as ondas, deixa-se ir com a corrente de água gelada.

É semelhante ao rafting, com a diferença de que não vai num barco, mas apenas deitado sobre uma placa, à qual se agarra com os dois braços.

Este é, em resumo, o conceito de uma nova modalidade desportiva, o hydrospeed, que está a fazer furor entre os adeptos das práticas mais radicais.

Claude-Alain Gailland, um guia de montanha, e Gilles Janin, um veterano montanhista, juntaram-se para praticar o hydrospeed num dos mais famosos glaciares do mundo: o Aletsch, nos Alpes suíços e classificado como património da Humanidade.

Gailland e Janin foram levados pela poderosa e gelada corrente ao longo de sete quilómetros, enfrentando curvas apertadas, alguns saltos de cortar a respiração e a indesejada hipótese de um desmoronamento.

Veja as fotos:

https://www.youtube.com/watch?v=V0I7s7pg4FM

Em destaque

Subir