Insólito

A sogra é argumento para os italianos pedirem divórcio, segundo a Igreja

mammismomammismo 600Se um dos cônjuges depender “obsessivamente” dos pais, o marido ou mulher têm argumentação válida para pedir o divórcio, segundo um vigário italiano da Igreja Católica. Paolo Rigon sustenta que essa dependência impede o cônjuge de cumprir o seu papel. “Em muitos casos, é como se se tivesse casado com a sogra”, diz Rigon.

A sogra pode, afinal, ser argumento legal para os italianos pedirem o divórcio. Mas esta regra aplica-se também ao sogro. Se o marido ou a mulher dependerem de forma obsessiva dos seus pais, segundo a Igreja Católica, podem anular o casamento.

A notícia fez correr tinta na imprensa italiana deste domingo, que naturalmente dá destaque a esta ‘diretiva’, que surgiu após um membro da diocese de Ligúria, Paolo Rigon, ter defendido a tese na abertura do ano judicial eclesiástico naquela região italiana. Mas a tese tem mais defensores.

Segundo sustenta Rigon, quem estiver demasiadamente dependente dos seus pais “não tem capacidade de cumprir os deveres conjugais”. Nesse sentido, deve ser considerado o fim do casamento.

Por seu turno, Velasio de Parolis, do Tribunal Supremo da Signatura Apostólica, defende em declarações ao jornal La Stampa, (reproduzidas pela Globo) que “há casos nos quais se está tão ligado à mãe que não se pode ter vida comum com o marido”.

Nos casos mais extremos, a ligação das mulheres às suas mães tornam o homem muito ligado à sogra, o que não é legítimo. “É como se se tivesse casado com a sogra”, acrescenta Paolo Rigon.

E depender da mãe é “quase uma droga”, que torna o casamento quase insuportável. “Para cada decisão que o cônjuge quiser dar, procurar sempre a aprovação da mãe transforma-a psicologicamente no verdadeiro cônjuge.E a pessoa com quem se casou passa a ser apenas um substituto”, diz ainda o vigário.

Esta questão entronca na imaturidade de alguns cônjuges e num conceito de “mammismo”, que se pode definir numa ligação extrema à mãe, mesmo após o casamento.

E Angelo Sodano, arcebispo de Génova, considera que o mammismo é razão suficiente para anular o casamento…

Em destaque

Subir