Tecnologia

A realidade vista e aumentada pelos óculos da Google

oculos_futuristasA realidade poderá ser diferente da que nós vemos: a Google está a desenvolver uns óculos que aumentam a capacidade de perceção, ao ponto de vir a ser possível ler o menu à porta dum restaurante ou ter as legendas quando se vê um filme falado noutra língua.

A Google quer aumentar a realidade através de uns óculos que, especula o jornal New York Times, poderão ser lançados no final deste ano. O gigante da tecnologia quer mudar a forma como percecionamos o mundo, estando a investigar uns óculos capazes de interagir com o que está à nossa volta.

Esta tecnologia deve vir equipada com ligações à internet 3G ou mesmo 4G (para permitir a interação com bases de dados virtuais), câmara (para visualizar a ‘realidade’), um pequeno ecrã (para disponibilizar os conteúdos da realidade ‘aumentada’) , detetores de movimento e GPS (para integrar os diversos elementos da ‘realidade’).

Quando conjugadas todas estas valências – situação que ainda estará a ser investigada nos ‘Google X Labs’, os laboratórios da empresa vocacionados para antecipar as tecnologias do futuro –, será possível ter ‘respostas’ à realidade captada, aumentando-a. Por exemplo, os óculos detetarão pelo movimento e pelo GPS a entrada num restaurante e o utilizador terá acesso ao menu, disponibilizado no ecrã.

Outros exemplos antecipados pelo mesmo jornal são a possibilidade de, ao ser visualizado um filme falado em mandarim, aparecerem no ecrã as legendas na língua escolhida pelo utilizador, bem como o facto de num simples passeio pelo parque aparecerem no visor as informações meteorológicas.

Para além disso, a Google estará ainda a interligar os óculos de realidade aumentada com os ‘smartphones’, que têm sido uma das apostas mais recentes da empresa. Quanto ao preço, as estimativas apontam para um custo entre os 250 e os 600 dólares.

Em destaque

Subir