Cultura

‘A Rapariga com Brinco de Pérola’ agora em versão de Banksy

girl banksy Há ‘A Rapariga com Brinco de Pérola’, o icónico quadro de Johannes Vermeer, e ‘A Rapariga com o Tímpano Furado’, a versão de Banksy. A obra do famoso artista de rua apareceu na zona portuária de Bristol, em Inglaterra, mas ao fim de poucas horas já tinha sido vandalizada.

Banksy voltou a atacar, agora em Bristol, na Inglaterra. O polémico artista de rua, que se tornou conhecido pelos grafitos mas que também trabalha com vídeo, homenageou num mural junto à zona portuária o pintor holandês Johannes Vermeer.

A obra mais reconhecida de Vermeer, que viveu no século XVII, é ‘A Rapariga com Brinco de Pérola’, o icónico retrato também apelidado de ‘Mona Lisa da Holanda’.

Banksy transformou essa obra em ‘Girl with Piercer Eardrum’, que se pode traduzir como ‘A Rapariga com o Tímpano Furado’.

Desde segunda-feira que o mural na zona portuária de Bristol, onde Banksy nasceu, utiliza uma caixa de alarme em vez do famoso brinco de pérola. A analogia é que o alarme, em vez de proteger, fez rebentar o tímpano da rapariga.

Só que, horas depois do mural ter sido descoberto, foi vandalizado. ‘A Rapariga com o Tímpano Furado’ tem agora uma mancha preta na orelha.

Ao mesmo tempo que se multiplicavam as notícias sobre a nova obra, cresciam os rumores de que Banksy teria sido detido pela polícia.

Alguns sites garantiram mesmo que as autoridades tinha conseguido, finalmente, identificar o polémico artista. São apenas boatos, pois Banksy não foi detido.

 

Em destaque

Subir