A Rainha da Holanda abdicou do trono a favor do príncipe herdeiro. Pelas 9h10, Guilherme Alexandre tornou-se no Rei da Holanda. Aos 46 anos e com a abdicação de Beatriz, Guilherme tornou-se no primeiro herdeiro masculino a ser coroado desde 1890.
‘O Rei está morto. Viva o Rei’. No caso da Holanda, a sucessão foi menos ‘mortífera’. A Rainha Beatriz continua viva, mas optou por abdicar, regressando ao ‘cargo’ de princesa, com o príncipe herdeiro a ser coroado Rei da Holanda, das Antilhas Holandesas, de Aruba, de Curaçao e de Sint Maarten.
Guilherme Alexandre, de 46 anos, foi coroado na manhã de hoje, pelas 10h10 (menos uma hora em Portugal continental), numa cerimónia em que a anterior Rainha, o novo Rei e os membros do Governo – incluindo o primeiro-ministro, Mark Rutte – assinaram o ato de abdicação.
O novo Rei é o primeiro herdeiro masculino a ser coroado desde 1890, invertendo a tradição de um país de Rainhas. Foi precisamente Beatriz quem anunciou o sucessor: “apresento-vos o novo Rei, o Rei Guilherme Alexandre”. “Obrigada pelo vosso apoio”, agradeceu de seguida o novo monarca.