Nas Notícias

A “postura SMS” pode obrigar a uma operação cirúrgica

postura sms O cirurgião ortopédico Kenneth Hansraj alertou para os perigos da “postura SMS”. O uso recorrente do telemóvel e de outros dispositivos tem consequências físicas, afetando o pescoço e as costas. Nos casos mais graves, poderá ser necessária uma operação cirúrgica.

Se está a ler este artigo num telemóvel ou num tablet, endireite-se.

A “postura SMS” é uma das novas doenças do mundo ocidental.

De acordo com o Kenneth Hansraj, o cirurgião ortopédico de Nova Iorque (EUA) que batizou o problema, as horas que passamos a usar telemóveis e outros gadgets são ‘cobradas’ ao pescoço e às costas.

Segundo Kenneth Hansraj, as horas que passamos a baixar a cabeça e a ajustar os ombros para vermos o telemóvel equivale a pôr, em cima do pescoço, um peso entre os 12 e os 27 quilos (a variação depende do grau da inclinação).

Quando nos esforçamos mais do que é preciso, o corpo é que paga, já cantava António Variações. Com a frequente pressão na coluna cervical, o desgaste vai-se acumulando e pode levar mesmo à degeneração dos ossos.

Nos piores casos, referiu o cirurgião ortopédico, a “postura SMS” poderá obrigar a uma intervenção cirúrgica.

Apesar da referência ao serviço de mensagens escritas, o problema ocorre sempre que usamos um dispositivo que leve a uma alteração à postura, como um paciente de Kenneth Hansraj que, em média, passava quatro horas por dia a jogar num iPad.

Se está a ler este artigo num computador de secretária, deverá estar bem sentado e com as costas apoiadas ao nível lombar. Caso tenha de se endireitar, ajuste o dispositivo a si: eleve o telefone ou o tablet até uma altura em que sinta o pescoço confortável.

Em destaque

Subir