TV

A ponte em vidro que goza com quem tem vertigens (vídeo)

Respire fundo: vai andar no ar durante 300 metros, a 180 metros do solo. Na verdade, está a atravessar a ‘Haohan Qiao’, mais conhecida como ‘A ponte dos corajosos’. É uma estrutura em vidro cuja transparência goza com quem tem vertigens. E outras pontes do género virão em breve, garante a China.

Andar a pé pode ser um desporto radical? Sim, se for praticado numa ponte toda em vidro, a 180 metros do solo.

Não admira que a ‘Haohan Qiao’, inaugurada há poucos dias no Parque de Shiniunzhai, na China, seja já conhecida como ‘A ponte dos corajosos’. Mesmo quem não tem vertigens respira fundo antes de se aventurar para uma caminhada ‘no ar’ de 300 metros.

Unindo o topo de dois penhascos, a ‘Haohan Qiao’ é composta por uma camada dupla de vidro com 24 milímetros de espessura, sendo (dizem os engenheiros) 25 vezes mais resistente do que o vidro normal.

Por motivos de segurança estrutural, uma ponte tem de poder oscilar (para não partir). Quem já atravessou a Luís I (entre Porto e Gaia) na noite de São João sabe bem o que é sentir essa oscilação. De acordo com algumas testemunhas, quem atravessa ‘a ponte dos corajosos’ também a sente a oscilar…

Se a aventura lhe parece emocionante, talvez deva esperar pelo final do ano. Está prestes a ser concluída uma segunda ponte, no ‘Grand Canyon’ de Zhangjiajie, que vai superar a ‘Haohan Qiao’: terá 430 metros de extensão e estará a 300 metros do solo.

Em destaque

Subir