Tecnologia

A pequena vitória do Google na guerra contra os ‘torrents’

Google O Google continua em guerra contra os grandes sites de pirataria. De acordo com o TorrentFreak, o motor de busca registou uma importante vitória: ao mexer nos algoritmos fez descer “para metade” o tráfego dos maiores sites de ‘torrents’.

Desde há muito que um dos gigantes da informática, o Google, está em guerra aberta com alguns dos maiores e mais populares sites: os de ‘torrents’, os ficheiros de partilha direta entre utilizadores (p2p).

Há exatamente uma semana, o motor de busca anunciava que estava a mexer nos algoritmos. O objetivo era dar prioridade aos sites cujos conteúdos são considerados legítimos e fazer baixar na listagem (para posições muito menos visíveis) os sites cujos conteúdos possam ser piratas.

A ideia parece estar a resultar, pelo menos na análise do TorrentFreak. De acordo com uma publicação recente, a equipa que gere o IsoHunt revelou que, na última semana, “todo o tráfego proveniente de pesquisas no Google caiu para metade”.

É uma pequena vitória para o Google na luta contra a pirataria digital, mas de eficácia reduzida: embora o tráfego da pesquisa esteja a cair brutalmente, rapidamente quem procura esse conteúdo vai aceder diretamente aos grandes sites de ‘torrents’, ‘saltando’ a pesquisa pelos motores de busca.

Não por acaso, os responsáveis pelo The Pirate Bay, a mais conhecida ‘baía’ da pirataria online, já revelaram que não tencionam responder a esta ação do Google.

Nas entrelinhas, os especialistas dizem que a mudança nos algoritmos foi ‘ditada’ pelas grandes firmas que gerem os direitos de autor, sobretudo das indústrias cinematográfica e musical.

Para alguns analistas, a verdadeira intenção do motor de busca não é acabar com a pirataria, mas sim fazer diminuir os conflitos judiciais em que o Google se vê envolvido.

Em destaque

Subir