Apresentações/Novidades

A partir deste mês Seat Ibiza com nova ‘cara’ e não só

ibiza01Lançada no ano passado, a atual geração do Seat Ibiza sofre o seu primeiro ‘facelift’. Uma lavagem de cara que é feita na secção dianteira do modelo, que na sua primeira versão não era consensual. O que parece não acontecer agora com um novo conjunto de faróis/grelha/capot.

Para além das mudanças estéticas na zona dianteira, o Ibiza possui um novo desenho de jantes, que vão das 15 ás 17 polegadas e materiais mais nobre nos interior, com a possibilidade de personalização consoante o gosto do cliente, e com uma ampla seleção de cores. Para o final deste ano está reservada uma versão especial Cupra, que será a mais desportiva e emocionante da gama.

Mas, mais do que uma nova imagem, o pequeno modelo da Seat viu a gama racionalizada, com versões e motores em qualquer das carroçarias existentes – três, cinco portas ou stationwagon, conhecida como ST.

Além disso, viu a segurança, o prazer de condução e as preocupações ambientais reforçados, com a introdução do novo Ibiza E-Ecomotive com emissões de CO2 de 89g/km, a disponibilização na carrinha ST do motor 1.5 TSi de 150 cv, ao qual está associada a caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG (versões FR) e o sistema Stop& Start.

Em termos de imagem, o importante a ter neste Ibiza de 2012 são os faróis, cujo recorde é mais consensual e altera a personalidade de um modelo que desde a sua primeira geração vendeu quase cinco milhões de unidades.

Mas os novos faróis do Ibiza contemplam algo mais do que uma nova imagem, ao integrarem a última tecnologia LED e albergarem luzes bi-xénon em determinadas versões. Atrás as óticas também foram reformuladas, para permitirem uma melhor luminosidade.

O capot foi redesenhado, melhorando a aerodinâmica e, consequentemente, o consumo. Aspeto privilegiado também com a adoção de um chassis ágil e os motores mais racionais criados recentemente pelo Grupo Vokswagen.

Entre o grupo de motores escolhidos sobressaem os gasolina 1.2 de 70 cv, que é atualmente a motorização mais vendida no nosso país, e 1.2 TSi Ecomotive, que assegura um melhor compromisso entre performance dinâmica e consumo, associado ao sistema Stop & Start. O qual, para além de baixas emissões, anuncia um consumo médio de 5,0 litros aos 100 km.

No campo dos diesel a oferta inicia-se com o 1.2 TDi CR E-Ecomotive de 75 cv, equipado com Stotp & Start e sistema de recuperação de energia, que promete um consumo de 3,4 litros aos 100 km/h, enquanto o desportivo 2.0 Tdi disponibiliza 143 cv de potência e promete uma velocidade máxima de 240 km/h.

A caixa DSG é uma novidade que melhora a experiência de condução do Ibiza, oferecendo uma rápida e suave alternância de mudanças, manuseamento dinâmico e aceleração contínua, sem sacrifício do consumo.O sistema duplo inteligente significa que o condutor pode facilmente utilizar a caixa automática com o controlo da caixa manual.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/seat_ibiza_2012_1{/gallery}

Em destaque

Subir