Nas Notícias

A obra de Leo Tolstoy revisitada com doodle interativo

leo tolstoi1 Nesta terça-feira, Leo Tolstoy é homenageado com um doodle, no 186.º aniversário do escritor russo. Autor de ‘Guerra e Paz’, ‘Anna Karenina’ e ‘A Morte de Ivan Ilitch’, obras mais marcantes, Tolstoy nasceu a 9 de setembro de 1828 e é dos mais marcantes autores do século XIX.

Neste dia 9 de setembro, um google doodle propõe uma viagem ao passado, pela obra de Leo Tolstoy, como forma de assinalar o 186.º aniversário do nascimento do escritor russo.

Leo Tolstoy em 1828, na província de Tula, na Rússia. Além de ter ficado famoso pelos dotes como escritor, destacou-se ao dedicar os últimos anos da sua vida à luta pela paz, com textos e ideias que contrastavam com as igrejas e os governos.

O escritor russo, hoje homenageado à escala global, foi quase um pregador de um estilo de vida simples e em proximidade com a natureza.

Entre as obras mais famosas com a sua rubrica está ‘Guerra e Paz’, que aborda as campanhas de Napoleão na Rússia, e ‘Anna Karenina’, onde denuncia a falsidade da época e faz um dos retratos femininos mais sugestivos da literatura.

Destacou-se também por outros livros de ficção, escritos sobretudo entre 1880 e 1890. ‘A Morte de Ivan Ilitch’ foi um dos grandes livros que Leo Tolstoy assinou, antes do fim da sua vida.

Este romance de Tolstoy, publicado pela primeira vez em 1886, aborda o tema que lhe dá nome, mas também a vida de Ilitch.

Ao lado dos eternos Fiódor Dostoiévski, Gorki e Tchecov, Tolstoy inscreveu o seu nome na galeria dos mestres da literatura russa do século XIX.

Tolstoy foi um escritor com grande capacidade de olhar o seu tempo e usar a arte onde se notabilizou – a escrita – para criar trabalhos que perduram.

Leo Tolstoy viria a morrer a 20 de novembro de 1910, en Astapovo, na Rússia, aos 82 anos.

Foi vítima de uma pneumonia, na sua fuga de casa, à procura de uma vida simples.

O que é um doodle?

No maior motor de busca do mundo, surgem esporadicamente novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas, como Tolstoy, nesta terça-feira.

Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

Leo Tolstoi Doodle de Leo Tolstoy a 9 de setembro de 2014, dia em que se completam 186.º anos desde o seu nascimento

Hoje, dia 9 de setembro, Leo Tolstoy é o nome que preenche toda a página principal do motor de busca, com um doodle interativo, que permite revisitar a história de um escritor que nunca se esquece.

Em destaque

Subir