Nas Notícias

A nutrição no tratamento oncológico: Livro da aTTitude dá uma ajuda

Foi lançado pela ATTitude um livro com receitas para doentes oncológicos, que conta com a participação de alguns conceituados chefs. O objetivo da publicação é ajudar os doentes, sujeitos a tratamentos agressivos, a recuperar elementos nutricionais que se perdem.

‘Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento’ é um projeto da ATTitude, editado pela Sopa de Letras.

Vários chefs com estrela Michelin participam nesta publicação que ajuda a superar efeitos dos tratamentos oncológicos.

O tratamento oncológico e a nutrição são dois fatores que não se podem desligar. E partindo dessa premissa, foi lançado o livro ‘Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento’.

A iniciativa pertence à associação solidariedade social aTTitude, que contou com a experiência recolhida no IPO do Porto, na ala de pediatria.

O ponto de partida foi a agressividade de tratamentos oncológicos, que reforçam a importância de uma boa nutrição.

Bibi Sattar, dirigente daquela associação e uma das coordenadoras do projeto, sustenta que o livro pretende “ajudar doentes oncológicos a ultrapassar efeitos secundários mais comuns decorrentes, em particular, da quimioterapia”.

Ao todo, são 87 receitas, propostas por 15 chefs de renome.

‘Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento’ surge após a “observação da dolorosa e desafiadora experiência de conviver de perto com o cancro e as suas limitações”, pode ler-se, na apresentação do livro.

A publicação pretende dar resposta à “falta de conhecimentos e soluções que até agora existia em Portugal relativamente à alimentação dos doentes oncológicos, em especial nos períodos em que estão a ser submetidos a tratamentos”.

Nesta altura, os hábitos alimentares são alterados e a quimioterapia, sobretudo, deixa a pessoa perante novas necessidades nutricionais.

“Tendo vivido de muito perto essa observação e essa necessidade, os coordenadores deste livro propuseram-se reunir os contributos de quem mais percebe desta matéria, de forma a proporcionar uma ajuda fundamental para quem quer que tenha de fazer face ao desafio de alimentar de forma saudável e satisfatória doentes oncológicos”, pode ler-se, na apresentação do livro.

Além dos contributos de uma equipa especializada nas áreas da saúde e nutrição, o livro conta com conceituados ‘chefs’, como Bernhard Pfister, David Jesus, Chef Hans, João Oliveira, João Rodrigues, Josep Roca, Henrique Sá Pessoa, Chef Kiko, Leonardo Pereira, Leonel Pereira, Miguel Laffan, Miguel Castro e Silva, Miguel Rocha Vieira, Ricardo Costa e Vítor Matos.

Em destaque

Subir