Mundo

“A minha vida está de pernas para o ar”, desabafa Rui Pinto

Rui Pinto enfrenta a justiça portuguesa ao mesmo tempo que ‘combate’ com a Ucrânia

Rui Pinto, especialista informático que lançou o site Football Leaks e Luanda Leaks, revelou que está a ajudar o Exército ucraniano a intercetar comunicações e conteúdo russo, que tem servido a estratégia militar de Kiev.

“Temos entregado informação aos serviços de inteligência ucranianos”, confirmou Rui Pinto, de 33 anos, explicando aquilo que tem feito precisamente.

“Temos feito análise de imagens de vigilância em sítios estratégicos e também a interceção de comunicações rádio utilizadas pelo exército russo”, detalhou Rui Pinto, referindo que se trata de “‘open source intelligence'”.

“Sabendo o que sei hoje, não me voltaria a meter numa coisa destas”

Em declarações recolhidas pela Lusa na sessão de julgamento do processo Doyen no Juízo Central Criminal de Lisboa, Rui Pinto observou ainda que os russos não têm tido uma estratégia militar de ponta ao nível da tecnologia de comunicação.

Por outro lado, Rui Pinto falou do seu caso enquanto denunciante e revelou que se fosse hoje não voltaria a ter ações como aquelas que teve anteriormente na divulgação de conteúdo empresarial de algumas entidades.

“Sabendo o que sei hoje, não me voltaria a meter numa coisa destas. A minha vida está de pernas para o ar”, desabafou Rui Pinto entre críticas ao sistema de justiça português.

“O dinheiro foi resolvendo as coisas e eu fui a única pessoa que ficou privada da liberdade”, soltou Rui Pinto, lamentando que em relação ao Luanda Leaks nada tenha acontecido a Isabel dos Santos.

“Isabel dos Santos continua a viver tranquilamente a sua vida no Dubai”, lembrou Rui Pinto.

Em destaque

Subir