Mundo

A mensagem de adeus do Google News a Espanha

google news es O encerramento do Google News em Espanha é um dado adquirido. Quem visitar o site, vai ser encaminhado para uma página de suporte, onde a Google lamenta o encerramento e explica as suas razões aos utilizadores que “poderão ficar tristes”.

“Lamentamos informá-lo de que o Google News fechou em Espanha. As publicações de jornais espanhóis deixaram de aparecer no Google Notícias, após alterações recentes na legislação espanhola. Utilizadores como você poderão ficar tristes, pelo que pretendemos esclarecer porque tomámos esta decisão”, pode ler-se na página de suporte, para a qual é redirecionado o utilizador que visite o Google News na edição espanhola.

Em causa está a aprovação da Lei de Direitos Autorais, que levou a que o serviço Google News em Espanha fosse encerrado, por opção do gigante da Internet, que apelida as alterações legislativas de “insustentáveis”.

De acordo com essa nova lei, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2015, todos os agregadores de notícias – como o Google News – passam a estar obrigados a pagar uma taxa aos meios de comunicação, por publicarem conteúdos cuja propriedade intelectual não lhes pertence.

A reação surge com factos: “Os editores podem escolher se querem que os seus artigos apareçam no Google News ou não. E a grande maioria opta pela inclusão. O Google News cria valor real para estas publicações, ao direcionar tráfego de utilizadores para os sites dos jornais, que por sua vez geram receitas de publicidade”.

E a verdade é que os jornais espanhóis pretendem o regresso do Google News. Por outro lado, um protesto de jornais brasileiros provocou… despesa.

Recorde-se que a Google foi proibida, em 2011, de inserir ligações aos jornais brasileiros no Google News.

A Associação Nacional de Jornais do Brasil, representante de 90 por cento da imprensa brasileira, avançou com esta medida por considerar que o agregador “não ajudava a aumentar as audiências”.

entanto, contas feitas, depois deste ‘protesto’, os meios de comunicação registaram uma perda de cinco por cento nas receitas.

O Google Notícias é um serviço gratuito utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, disponível em mais de 70 edições internacionais e 35 idiomas – desde jornais nacionais, a pequenas publicações locais, meios de comunicações especializados e até blogues.

Espanha foi subtraído da lista de países, mas o fim do Google News não é sequer ameaça.

“Na Google, vamos continuar a manter nosso compromisso de ajudar e trabalhar com o setor de informação, como acontece com os nossos muitos parceiros em todo o mundo, incluindo a Espanha, para ajudá-los a aumentar o seu número de leitores e receitas na Internet”.

A Google garante que se mantém “empenhada em ajudar a enfrentar os desafios da indústria de notícias”.

Em destaque

Subir