Fórmula 1

A “melhor corrida de sempre” de Valtteri Bottas

No final do Grande Prémio da Austrália Valtteri Bottas era o piloto mais feliz à face da terra. Tinha ganho a primeira corrida da época de Fórmula 1 e ‘calado’ os críticos à sua continuidade na Mercedes, depois de não ter ganho uma única prova em 2018.

Após cortar a meta na primeira posição em Melbourne o finlandês deixou escapar via rádio a bordo do seu Mercedes W10: “Às pessoas a quem esta resposta se refere; vão-se se f…”.  Logo de seguida vinham os elogios, também via rádio, de Toto Wolff: “Bravo Valtteri, isto é um reset (à época anterior)”. O chefe da equipa campeã do Mundo não teve pejo em reconhecer mais tarde: “É a sua melhor corrida de sempre”.

“Não sei o que se passou, mas tudo estava sob controlo. O monolugar estava tão bom hoje que dava mesmo prazer de o guiar”, afirmava por sua vez Bottas após sair do Mercedes # 77, referindo-se de seguida ao esforço que fez para, além de vencer, ficar também com a volta mais rápida.

“Depois de cinco ou sete voltas comecei a dilatar a diferença e tinha boas sensações ao volante. Foi a prova de todo o trabalho interior do último inverno”, reconheceu o primeiro líder do Campeonato do Mundo de 2019.

Sobre as palavras menos próprias no rádio o finlandês referiu: “Apenas quis mandar os meus comprimentos. É isso. Honestamente não o planeei, apenas me saiu. Obviamente que há muitas pessoas que nos apoiam, e honestamente aprecio-as bastante”.

“Há sempre altos e baixos, e podemos ver o apoio verdadeiro com facilidade. E há tempos difíceis onde se vê o outro lado, que é muito mais negativo. Essa é a sua franqueza, por isso tudo bem”, justificou ainda Bottas.

Questionado se as críticas que lhe foram feitas no ano foram injustas, o piloto do Mercedes # 77 respondeu: Não digo injustas, porque toda a gente pode dizer o que quiser. Apenas para os que queiram saber, deveriam olhar por vezes para o espenhol e pensar porque eles não fazem isso. Para mim está Ok agora”.

Sobre esta primeira corrida de 2019 Valtteri Bottas tem apenas uma forma de a classificar: “É mesmo especial. Obviamente que é apenas a minha quarta vitória na F1, depois de 2018 sem vitórias, e isso faz-me sentir em ainda melhor. Por isso estou muito satisfeito. Mas não aconteceu do ano. Há muito trabalho para poder ganhar e poder ter este tipo de andamento”.

“Claro que para ganhar precisamos de um carro rápido, e a equipa foi capaz de mo dar. Depois de difíceis testes de inverno ser mais rápido do que o esperado tornou isto possível. Da minha parte tenho dizer que foi a melhor corrida que fiz na minha carreira”, admitiu o finlandês.

Bottas concordou ainda que este êxito lhe dá moral para as próximas provas do campoeonato: “No desporto, especialmente neste, a confiança que conseguimos com resultados como este é enorme, e isso ajuda-nos sempre muito. Mesmo quando há tempos difíceis durante uma temporada há sempre que lembrar os bons momentos, ganhando força para saber que podemos fazer algo como hoje fiz”.

Em destaque

Subir