Mundo

A marinha do Irão desviou um navio Maersk, acusam os EUA

maersk_line

O Pentágono acusou a marinha do Irão de ter desviado, para um porto iraniano, um cargueiro com pavilhão das ilhas Marshall. O navio, pertencente à empresa Maersk, terá sido capturado junto ao estreito de Ormuz após o disparo de tiros de intimidação.

Os EUA, através do Pentágono, voltam a apontar o dedo ao Irão, acusando agora a potência regional de ter desviado um cargueiro.

De acordo com o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono, um navio da empresa Maersk terá sido desviado junto ao estreito de Ormuz para um porto iraniano nas proximidades da ilha de Larak.

O ‘Maersk Tigris’ terá sido intercetado por volta das 9h00 (10h00 em Portugal continental) por cinco navios iranianos, um dos quais terá dado ordens para que a tripulação apontasse o rumo à ilha de Larak.

Como o capitão do cargueiro terá rejeitado a ordem, os vasos de guerra iraquianos terão disparado tidos de intimidação, forçando o ‘Maersk Tigris’ a obedecer e seguir “para águas iranianas perto da ilha Larak”, ainda de acordo com Steven Warren.

Um contratorpedeiro dos EUA que estava na zona recebeu de imediato ordens (por parte do Pentágono) “para avançar rapidamente para a localização mais próxima” do cargueiro.

Ainda segundo o coronel, foram também enviados vários caças militares para monitorizar a situação.

O incidente ocorreu num momento em que ocorre uma guerra civil no Iémen, com a Arábia Saudita (aliado dos EUA) a apoiar o regime a conter a rebelião dos huthi, alegadamente financiados e armados pelo Irão.

Em destaque

Subir