Nas Notícias

Médicos retiram mão de Xiao Wei do tornozelo e colocam-na no sítio certo

mao tornozelo 210mao tornozelo medicosXiao Wei, o chinês com a mão direita implantada no tornozelo esquerdo, voltou a ser operado. Cerca de um mês depois de perder o membro num acidente de trabalho, o jovem volta a ter a mão direita ligada ao pulso. Os médicos acreditam que recuperará a mobilidade.

Xiao Wei tem a mão direita no pulso direito. Cerca de um mês depois de ter perdido a mão, num acidente de trabalho, o jovem chinês voltou a ser operado para recolocar a mão no ‘local de origem’. Trata-se do mesmo paciente a quem implantaram a mão direita no tornozelo esquerdo: foi a única forma que os médicos encontraram para manter o membro ligado à corrente sanguínea.

“O acidente foi grave”, salientou um dos médicos envolvidos no caso, citado pela Rex Features: “além dos ferimentos do corte, o braço estava esmagado. Tivemos que limpar e tratar os ferimentos antes de iniciarmos a cirurgia de reimplante da mão”. Os clínicos acreditam que Xiao Wei conseguirá recuperar toda a mobilidade no membro, embora tenha de sujeitar-se a vários procedimentos de reabilitação.

O caso deste jovem chinês tornou-se viral porque, para salvar a mão decepada, os médicos optaram por uma solução invulgar: implantaram o membro no tornozelo que estava mais à mão, parafraseando um clássico do comentário futebolístico.

Foi uma solução de recurso porque, devido a um acidente de trabalho, o estado de saúde de Xiao Wei inspirava outros tratamentos mais urgentes. A mão direita foi implantada provisoriamente no tornozelo esquerdo para permitir tratar outros ferimentos mais graves e ganhar tempo para a reimplantação no local correto.

“Fiquei chocado e paralizado até que alguns colegas desligaram a máquina, recuperaram a minha mão e me levaram ao hospital”, contou o próprio Xiao Wei: “ainda sou jovem e não poderia imaginar minha vida sem a mão direita”.

Em destaque

Subir