Cultura

‘A Mãe e o Mar’, de Gonçalo Tocha, no Festival de Roma

pescadora filmepescadora filme 600A estreia internacional de ‘A Mãe e o Mar’, longa-metragem realizada por Gonçalo Tocha e produzida pela Curtas-Metragens CRL, no âmbito do projeto Estaleiro, decorre a 10 de novembro, em Roma.

O filme integra a competição Cinema XXI do Festival Internacional de Cinema de Roma (Itália), que se realiza entre os dias 8 e 17 de novembro.

Rodado na praia de Vila Chã, este filme de Gonçalo Tocha recupera a tradição das mulheres pescadeiras, fenómeno singular no contexto mundial. ‘A Mãe e o Mar’ foi produzido com uma equipa de estudantes de cinema da região do Porto.

O filme, estreado em julho por ocasião do 21.º Curtas Vila do Conde, poderá ainda ser visto no nosso país na competição nacional do DocLisboa, a 1 e 2 de novembro, antes mesmo da estreia internacional em Roma.

Entretanto, ‘A Mãe e o Mar’ tem já agendadas para novembro exibições nos festivais CPH DOX (Copenhaga, Dinamarca), Mar Del Plata (Argentina) e Rencontres Internationales du Documentaire em Montreal (Canadá).

Gonçalo Tocha realizou em 2007 o seu primeiro filme, ‘Balaou’, e obteve notoriedade internacional em 2011 com ‘É na Terra não é na Lua’, premiado em Locarno, Doclisboa, Buenos Aires, São Francisco e Madrid. No ano passado, realizou o filme ‘Torres e Cometas’ a convite da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012.

Em destaque

Subir