Mundo

A lição de humildade que surge após um “lol” de gorjeta

hora de gorjeta

Nos EUA, os empregados de restaurantes e cafés dependem das gorjetas para compor o salário. Após receber um “lol” de gorjeta, a desconhecida Jess Jones tornou-se famosa por dar uma lição de humildade a todos os clientes.

Uma empregada de um restaurante passou de desconhecida a novo fenómeno da internet depois de ter dado uma lição de humildade a todos os que pagam por uma refeição: se não gostam do serviço, não deixem gorjeta, mas não sejam rudes para quem os atendeu.

O caso de Jess Jones tornou-se viral depois desta trabalhadora ter publicado a foto de uma gorjeta anormal. Convém, antes, explicar que, nos EUA, os recibos contêm um campo para os clientes preencherem a quantia que deixam de gorjeta, pois estas são alvo de um imposto.

Depois de atender uma mesa com oito comensais, a funcionária do D’Jais Bar & Grill in Belmar (em Nova Jérsia) ‘foi aos arames’ quando leu, na conta (no valor de 112,03 dólares), um “lol”, o acrónimo que simboliza um riso. Junto ao “lol” estava ainda uma breve explicação, “uma hora à espera da comida”.

“Ontem à noite, fiquei estupefacta com a conta que uma mesa de oito me deixou. Preferia receber uma gorjeta de ‘zero’ do que um ‘lol’, mas como empregada sei que as más gorjetas e os comentários parvos fazem parte do trabalho. Apesar de terem esperado uma hora para comerem, ficaram satisfeitos por terem sempre as bebidas recarregadas e a informação atempada de que a cozinha estava um pouco mais atarefada do que o normal”, comentou Jess Jones, no Facebook.

O resto do post é que ajudou a tornar o caso viral: “Trabalho na indústria da restauração há cinco anos e tenho orgulho em prestar o melhor serviço aos clientes. Gostava de fazer uma declaração em nome de todos os empregados que servem às mesas. Nós ganhámos 2,50 dólares à hora. A maioria dos cheques são trocos porque ainda temos de pagar imposto sobre as gorjetas. Eu preciso das gorjetas para pagar as minhas contas, todos os que atendem à mesa precisam”.

É de realçar que, nos EUA, a gorjeta é fundamental para compor o salário de quem atende à mesa, pois o resto do staff recebe 8,38 dólares à hora. Embora a gorjeta seja uma cortesia por um serviço bem prestado, nos ‘states’ é uma tradição e só mesmo um (muito) mau serviço pode justificar não deixar nada.

“Nós passamos uma hora ou mais do nosso tempo a atender-vos, a fazer-vos rir, a distrair-vos, a saber mais sobre vocês e a tornar a vossa refeição na melhor experiência possível. Nós trabalhamos duro e nós realmente importamo-nos com o cliente”, acrescentou esta jovem de 20 anos: “A minha experiência com esta mesa foi cruel e desnecessária, mas infelizmente não foi invulgar. Sejam simpáticos com quem vos atende. Sei que é chato quando as coisas não estão bem, como é irritante receber uma conta pesada quando passaram a noite a questionarem-se sobre porque motivo uma mesa que chegou depois foi atendida primeiro, mas os empregados de mesa são apenas os mensageiros e não se deve matar o mensageiro, por pior que seja a notícia”.

O desabafo de Jess Jones tornou-se numa verdadeira lição de humildade que está a tornar-se viral nas redes sociais e tudo começou com um “lol” deixado de ‘gorjeta’ por alguém que se achou engraçado.

Em destaque

Subir