Tecnologia

A invenção do cubo de Rubik num doodle que assinala 40 anos do popular quebra-cabeças

cubo magico O cubo de Rubik está em destaque no Google, no dia do 40.º aniversário da invenção do mágico quebra-cabeças, que o húngaro Ernő Rubik criou, em 1974. Um doodle animado assinala a efeméride e permite ao cibernauta decifrar o enigma com alguns cliques do rato.

Ernő Rubik chamou-lhe “cubo mágico”, em 1974, quando o húngaro inventou o quebra-cabeças.

E a verdade é que o cubo de Rubik – cuja invenção completa 40 anos neste dia 19 de maio – nunca perdeu esse epíteto, não obstante dispensar magia para que as seis faces coloridas ficassem organizadas.

A efeméride é assinalada com um google doodle, na data em que se assinala aquele aniversário da invenção do objeto carregado de magia e de nostalgia – muito mais do que um brinquedo.

O cubo de Rubik resume-se a um quebra-cabeça tridimensional, composto por seis faces e igual número de cores.

O objetivo é organizar os nove quadrados que compõem as seis faces fazendo com que as cores não se misturem.

Ernő Rubik precisou de um mês para resolver o cubo pela primeira vez. E estaria longe de perceber, no momento em que o fez, que chamaria a invenção de um dos mais icónicos passatempos de sempre, que conquistou o mundo em 1980 e tornou-se eterno.

Inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974, o cubo mágico viria a ter o seu nome alterado, por decisão da Ideal Toys, que passou a chamar-lhe o “cubo de Rubik”, em homenagem ao seu criador. No ano da sua invenção, o cubo mágico foi considerado o “jogo do ano” na Alemanha.

O cubo mágico é um dos brinquedos mais populares do mundo, estimando-se que foram vendidos mais de mil milhões de unidades, desde a sua invenção.

Recentemente, os cientistas Mike Dobson e David Gilday criaram um robô, chamado CubeStormer 3, que conseguiu colocar todas as seis faces com as cores corretas, em apenas 3,253 segundos.

Esta marca nunca antes fora atingida, pelo que o robô – apresentado num feira sobre tecnologia Big Bang Fair, que decorreu em Birmingham, no Reino Unido – tem entrada direta no Guinness Book.

O cérebro deste robô é um Samsung Galaxy S4, ligado a um processador Exynos octa-core, com quatro processadores Cortex-A15 e outros quatro Cortex A7, que controlam oito Mindstorms da Lego.

Tem a capacidade de executar os movimentos mais depressa do que o movimento do olho humano.

Este robô é a prova de que o cubo de Rubik apaixonou crianças, gerações e a própria comunidade científica.

A invenção do cubo mágico é hoje lembrada com um google doodle que promete fazer-lhe dar voltas à cabeça…

Em destaque

Subir