Nas Notícias

A “insustentável” austeridade deve ser convertida pelo FMI em investimento, diz António José Seguro

antonio jose seguroSe a austeridade é “insustentável”, como reconhece o FMI, então é necessário “colocar a tónica e a prioridade no crescimento económico e no emprego”. Na resposta ao relatório do fundo, António José Seguro lembra que só o investimento pode gerar postos de trabalho e levar ao pagamento da dívida.

António José Seguro, secretário-geral do PS, reclamou que o relatório ontem divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) veio “chamar à atenção, finalmente, de se colocar a tónica no crescimento económico e no emprego”. Depois do documento reconhecer que a austeridade pode tornar-se social e politicamente “insustentável”, o líder socialista renovou o discurso da necessidade de apostar no crescimento económico e no emprego.

“Quero lançar um apelo ao Fundo Monetário Internacional, que é para que passe das palavras à prática, de ser consequente com as suas próprias conclusões e, de uma vez por todas, que seja capaz de reconhecer que é necessário abandonar o caminho da austeridade e colocar a tónica e a prioridade no crescimento económico e no emprego”, argumentou.

Quando “inclusivamente o FMI” reconhece “que há perigo para a sustentabilidade do sistema social e político dos países europeus” com a insistência na austeridade (leia mais aqui), António José Seguro lembrou que só o crescimento económico permitirá recuperar o défice nacional: “o nosso pais tem um défice externo elevado, que necessita de ser solucionado pela via do aumento da produção nacional e pela diminuição das importações”.

Uma produção nacional com investimento estrangeiro, como pediu o líder socialista aos alemães, antecipando a visita de Angela Merkel no dia 12: “precisamos muito de investimento para que a nossa economia cresça, para gerarmos postos de trabalho e para podermos pagar as nossas dívidas. Por isso é que o meu maior desejo é que esta visita seja assinalada por um bom anúncio de pelo menos um projeto de investimento alemão em Portugal”.

Projetos que podem ser como a Estevão Luís Salvador, uma empresa agrícola que Seguro visitou hoje de manhã: “é um bom exemplo que precisa de ser replicado e mostra como é possível nós termos uma estratégia com esse objetivo” de “aumentar a produção nacional” “diminuir as importações”.

Em destaque

Subir