Mundo

A (incrível) hora de almoço numa escola no Japão

Almoco_Escola_Japao_900Nas nossas escolas, cá no ocidente, o almoço começa quando o aluno se senta à mesa. Mas no Japão há um antes e um depois. Este vídeo mostra-lhe o antes (desde o cultivo dos alimentos), o durante e o depois (um infindável número de tarefas). Tudo com um sorriso no rosto.

A visita a esta escola japonesa começa com a saída de um estudante, que confere com a mãe se não falta nada na mochila. E os livros são apenas uma parte das ferramentas.

Há uma diferença cultural muito grande e esta realidade japonesa mostra-nos que temos muito a aprender.

E o curioso nesta viagem é que não é apenas nos livros que estes estudantes colhem lições. Vamos então aprender com eles.

As escolas no Japão têm uma quinta, que servem para o óbvio: os estudantes cultivam os próprios alimentos.

No final da aula, antes do almoço, têm um gesto nobre: agradecem ao professor. Eles estão gratos por receber lições e reconhecem, com humildade, esse sentimento.

É tempo de vestir a indumentária para o almoço. Mas não para comer. Ainda é necessário transformar a sala em cozinha. Tudo a cargo dos pequenos estudantes, com uma organização incrível e um cuidado de higiene exemplar.

Segue-se uma visita à cozinha, onde agradecem às cozinheiras. Tudo o que lhes fazem merece a sua gratidão.

São os alunos que põem a mesa e que distribuem o almoço pelos colegas. Escusado será dizer que lavam os dentes (após a refeição e antes de arrumar a sala).

Preparam todas as embalagens para reciclagem, com lavagem incluída. E lavam o chão…

Aliás, o chão, as casas de banho, os acessos à sala de aula, as escadas…

E o mais incrível nesta história é que os alunos fazem tudo isto com um sorriso nos lábios. Fazem-no porque são felizes, numa cultura que persiste em dar-nos lições.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir