Mundo

A III Guerra Mundial já começou e a internet… ri-se

churchill ww3Há cada vez mais indícios de que a III Guerra Mundial pode estar a começar e a hashtag #WorldWar3 tem sido uma das mais virais nos últimos dias. Porém, não há preocupação, nem debate: o ‘sucesso’ deve-se à viralidade dos comentários anedóticos ou irónicos que inundam as redes sociais.

As guerras civis na Síria e no Iraque, os recentes ataques em Paris e o abate de um caça russo pela Turquia fazem subir o nível dos alertas: está a III Guerra Mundial a começar?

Nas redes sociais, já há várias semanas que se usa a hashtag #WorldWar3. Nos últimos dias, porém, esta hashtag tem sido uma das mais usadas.

A III Guerra Mundial é um dos assuntos do momento, mas na sua versão humorística. Mais do que o receio do mundo estar mesmo a mergulhar (pela terceira vez) no horror global, o sucesso da hashtag #WorldWar3 deve-se aos comentários anedóticos e jocosos.

Para milhares dos jovens que usam as redes sociais, a III Guerra Mundial é uma grande piada. Basta ler o que circula, por exemplo, no Twitter ou no Facebook.

Samuel T. C. Jones, por exemplo, atribuiu a seguinte citação a… Albert Einstein: “A III Guerra Mundial vai ser feita com armas nucleares, a IV Guerra Mundial vai ser feita com os ‘paus’ de selfies”.

Jack McFadden optou por deixar uma pergunta irónica: “A tendência é falar na III Guerra Mundial. Será que vai ser dividida em duas partes e distribuída em separado para fazer mais dinheiro?”

Há também montagens satíricas, como uma imagem com o rosto de Winston Churchill, o primeiro-ministro britânico durante a II Guerra Mundial, e uma nova versão de um famoso discurso: “Devemos bloqueá-los no Twitter, devemos desamigá-los no Facebook, nunca nos devemos render”.

Pelos vistos, quem está nas redes sociais não tem medo que o planeta volte a destruir-se…

“O Kim Jong-un deve estar furioso por estarmos a começar o apocalipse sem ele”, comentou Paul Bassett Davies.

Em destaque

Subir