O artista português Mr. Dheo homenageou os profissionais de saúde que estão “literalmente na linha da frente” com um mural numa parede em Vila Nova de Gaia.
A obra foi ontem partilhada pelo artista no Instagram, no mesmo dia em que foram confirmados os totais de 2959 óbitos e 183 420 casos de infeção em Portugal.
A homenagem foi inspirada na “enfermeira Sofia”, que “foi infectada em março com a covid-19 não num restaurante ou num bar, não num convívio com amigos ou num evento cultural ou desportivo, mas a exercer as suas funções no Hospital de S. João no Porto”.
“A enfermeira Sofia não teve a sorte de ser assintomática, esteve infetada dois meses e enfrentou semanas longas e duras de recuperação das suas totais capacidades”, continuou Mr. Dheo, na descrição da publicação.
Intitulada ‘Anjos na terra’, a imagem não demorou a viralizar.
“Esta é a minha sincera homenagem a todos os profissionais de saúde e sobretudo aos que estão literalmente na linha da frente a lutar incansavelmente contra o desconhecido para salvar a vida de tantos desconhecidos. Obrigado enfermeira Sofia, obrigado a todas as Sofias”, acrescentou.
Mas a imagem não é só uma homenagem: é também uma denúncia de quem luta sem descanso contra a pandemia e recebe “sete euros à hora”.
“Hoje, dia 9 de novembro de 2020, está nas unidades de doentes com covid-19 e de medicina, mas vestida com uma farda azul, novamente do lado de quem cuida e ajuda o próximo tantas vezes no limite da exaustão, tantas vezes prescindindo de coisas básicas que nós, do lado de cá, damos todos os dias como garantidas. A enfermeira Sofia, como tantas outras Sofias, fará – só este mês e entre outros – sete turnos de 18 horas seguidas. Ganha sete euros à hora”, salientou Mr. Dheo.
Veja a imagem que está a viralizar nas redes sociais.