Desporto

A guerra Sporting-Benfica sobre rodas… no hóquei em patins

O jogo entre Benfica e Sporting em hóquei em patins, que nesta quarta-feira se disputa no pavilhão da Luz, gerou um comunicado ‘de leão’. O clube de Alvalade queixa-se de que a Federação de Patinagem de Portugal escolheu um árbitro “benfiquista” e acusa o rival da Segunda Circular de não ceder os bilhetes.

Hóquei em patins, Segunda Circular, polémica sobre rodas. Este dérbi voltou a gerar uma reação do Sporting contra o Benfica. Há travão?

Na véspera do jogo com o Benfica, no pavilhão da Luz, a partir das 21h00, o Sporting emitiu um comunicado “para informar os sportinguistas” de alguns “factos relevantes”.

Em causa está um alegado desrespeito do regulamento da modalidade, que obriga o clube visitado a assegurar, em todos os jogos das competições nacionais, o mínimo de 10 por cento da lotação para o clube visitante”. O Benfica não terá cumprido, “nem está disposto a cumprir esta regra regulamentar, visto que não responde (apesar de várias tentativas por correio eletrónico e até mesmo por chamadas telefónicas)”.

A Federação de Patinagem de Portugal é acusada, noutro ponto deste comunicado, de “não realizar reuniões de preparação” para o dérbi do hóquei, apesar de se tratar de um jogo de risco elevado.

E no ponto três, o Sporting critica a nomeação do árbitro Miguel Guilherme. “Este mesmo árbitro, benfiquista assumido, foi nomeado e arbitrou desde a época passada, os jogos do Sporting contra o Benfica (…), na final da Taça de Portugal (na qual aconteceram erros graves e consecutivos em prejuízo do Sporting), já esta época na Supertaça (onde também, aconteceram erros graves e consecutivos em prejuízo do Sporting), e está também nomeado para amanhã”.

“Parece que em todos os jogos do Sporting contra o Benfica (e também em quase todos os jogos em que o Benfica participa), que Miguel Guilherme é sempre o árbitro nomeado, alterando apenas o árbitro que o acompanha”, aponta o Sporting.

Mas as críticas passam para a árvore genealógica do árbitro em questão:

“Importa salientar que o árbitro Miguel Guilherme é filho de João Guilherme, ex-árbitro e atual observador e membro do Conselho de Arbitragem, fazendo assim a observação e avaliação a outros árbitros, o que obviamente pode condicionar a sua atuação pois a nota atribuída, pelo mesmo, influencia a classificação final dos árbitros, no final de cada época”.

É mais um capítulo da rivalidade extremada entre os dois clubes, com o Sporting como agente mais ativo.

Em destaque

Subir