Economia

“A Grécia está a cumprir”, agora falta ao Eurogrupo chegar “a acordo” para pagar o resgate

jean claude junckerApesar da Grécia estar “a cumprir” as obrigações, deixando Jean-Claude Juncker “impressionado” com “os recentes resultados políticos”, o Eurogrupo “não vai” desbloquear hoje a tranche do resgate que está congelada há cinco meses.

A Grécia necessita urgentemente de pagar dívidas esta semana, com 5000 milhões a vencerem sexta-feira, mas a troika continua a manter congelada, desde há cinco meses, uma tranche do resgate financeiro. Apesar do Governo helénico ter aprovado um contestado Orçamento de Estado, que traz ainda mais medidas de austeridade, o Eurogrupo “não vai” tomar qualquer decisão na reunião de hoje.

“Hoje vamos avaliar a avaliação da troika que nos foi transmitida durante a noite e não   vai haver decisões definitivas”, revelou Jean-Claude Juncker, que confessou estar “impressionado” ao ver os gregos aprovarem ainda mais austeridade: “estou impressionado pelos recentes resultados políticos na Grécia. O parlamento votou um ambicioso programa de reformas a semana passada e acaba de votar esta noite o Orçamento para 2013”.

“A Grécia está a cumprir passo a passo o que esperávamos em termos de obrigações assumidas”, admitiu o líder do Eurogrupo, mas nenhum país da moeda única se quis comprometer com a ajuda ao Governo de Antonis Samaras. “Penso que seria bom chegarmos a acordo sobre um calendário” para o descongelamento da tranche, assumiu Juncker.

Em destaque

Subir