Mundo

A foto do Mundial que incendiou as redes sociais… não é do Mundial

mulher lixo brasilbrasilEstá a circular nas redes sociais e em alguns jornais uma fotografia, apresentada como “do Mundial do Brasil”, em que uma mulher num contentor do lixo procura alimentos para a sua sobrevivência, ao mesmo tempo que os adeptos depositam lixo por cima dela. Acontece que a imagem remonta à Copa das Confederações, há cerca de um ano.

A imagem não deixa de ser chocante, mas está a ser divulgada nas redes sociais de forma errada, já que o episódio não diz respeito ao Mundial do Brasil.

Alguns órgãos de comunicação e utilizadores das redes sociais estão a partilhar a fotografia da mulher como se o episódio tivesse ocorrido no passado dia 12 de junho, aquando do jogo entre Brasil e Croácia, de abertura da competição que decorre em solo brasileiro.

No entanto, a fotografia – que não deixa de ser chocante, ao exibir uma mulher pobre e a população indiferente à sua condição – diz respeito à Copa das Confederações e foi tirada em junho de 2013.

Realce-se que nessa altura milhares de brasileiros manifestaram a sua revolta pelo episódio retratado nesta imagem. Porém, o seu a seu dono. A foto não pode ser usada como ‘arma de arremesso’ de uma realidade que ocorre durante o Mundial.

Refira-se também que a organização da prova não reuniu consenso entre os brasileiros. E suscitou inúmeras manifestações, em virtude das grandes desigualdades sociais que o Brasil enfrenta.

Essas desigualdades sociais não foram eliminadas no último ano, pelo que a foto bem poderia ser tirada em 2014. Mas não o foi.

Em destaque

Subir