Mundo

A Europa vai ter uma epidemia em 2030: a obesidade

obesidade

Um problema de saúde atual na Europa vai tornar-se numa verdadeira epidemia em 2030. A obesidade vai provocar “uma grave crise” no ‘velho continente’, alerta a Organização Mundial de Saúde. Em alguns países, quase todos os adultos irão apresentar um peso excessivo.

A Europa está a empurrar o problema com a barriga, avisa a Organização Mundial de Saúde (OMS): a obesidade é um fenómeno real e, por volta de 2030, será mesmo uma epidemia.

As projeções ontem divulgadas em Praga, a cidade que acolheu o Congresso Europeu sobre Obesidade, mostram que o fenómeno tem tendência a agravar-se nos próximos 15 anos.

“A Europa será confrontada com uma grande crise”, avisaram os especialistas da OMS.

Num estudo realizado pelo escritório regional europeu da OMS, que tem sede na Dinamarca, os irlandeses aparecem como os mais penalizados pela futura evolução da obesidade.

Em 2010, 74 por cento dos homens estavam acima do peso e 26 por cento são obesos, mas as taxas vão disparar para os 89 e48 por cento em 2030.

Ainda na Irlanda, as projeções mostram que a taxa referente às mulheres obesas vai agravar-se para os 57 por cento.

As indicações são semelhantes para o Reino Unido, onde a obesidade deve atingir 36 por cento dos homens e 33 por cento das mulheres em 2030.

As projeções mostram ainda dados semelhantes para países como Grécia, Espanha, Suécia e República Checa.

Os principais resultados mostram que a grande maioria dos países incluídos no estudo (53, no total) vai registar um aumento, entre os adultos, quer da população com excesso de peso, quer de obesos.

No ano passado, concluiu a OMS, 600 milhões de pessoas sofriam de obesidade, enquanto mais de 1,9 mil milhões de adultos tinham excesso de peso, isto a nível mundial.

Em destaque

Subir