Economia

A esperada confissão de Vítor Gaspar: cumprimento da meta do défice está em risco

vitor_gasparA realidade impôs a confissão: Portugal pode falhar a meta fixada para o défice orçamental. A redução das receitas fiscais originaram um desvio “abaixo do esperado” que “não é positivo”, como confessou o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

Portugal está com dificuldade para manter o défice orçamental controlado, apesar das verbas extraordinárias trazidas pela troika. Isto porque a receita fiscal está em queda acentuada, em consequência do aumento brutal do desemprego e da cada vez maior fragilidade do tecido empresarial. Para além disso, o ataque continuado dos mercados à moeda única têm bloqueado as exportações, apesar duma tímida tendência de subida.

Contas feitas, o Orçamento do Estado pode ter sido demasiado otimista. A realidade obrigou o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a admitir um “aumento significativo dos riscos e incertezas que estão associados às perspetivas orçamentais”. Presente no Luxemburgo, o governante teve de antecipar a divulgação dos dados de execução orçamental nos primeiros cinco meses, realçando que a meta de 4,5 por cento do PIB traçada para o défice pode, afinal, não ser atingida.

Confessando que as receitas fiscais ficaram “abaixo do esperado”, Vítor Gaspar foi ainda forçado a admitir que o atual rumo da execução orçamental “não é positivo”. Em particular, o ministro aludiu à prestação das receitas em sede de IRC, que registaram “uma evolução menos favorável do que se esperava em resultado dos menores lucros das empresas neste contexto de recessão prolongada”.

Em destaque

Subir